Você adoraria fazer um bolo fofinho e gostoso, mas já tentou fazer algumas vezes e não deu certo. Desanimou e chegou a seguinte conclusão: “não levo jeito na cozinha”. Calma!!! Saiba que isso não é necessariamente verdade. Trago nessa semana dicas fundamentais para sua receita dar certo e fazer você mudar opinião sobre a cozinha: – verifique se você tem todos os ingredientes antes de começar a receita. Programe-se, assim se faltar algum ingrediente, você terá tempo para ir ao supermercado. – pré- aqueça o forno. Dessa forma, o bolo assará de forma homogênea durante todo o cozimento. Além disso, os fornos residenciais tem baixa capacidade de manter o calor e a temperatura constante. – coloque a quantia exata de cada ingrediente marcada na receita.

Se colocar açúcar a mais, a massa ficará mais pesada e o bolo não crescerá tanto quanto deveria. – utilize os ingredientes na temperatura informada. Retire da geladeira os ovos e a manteiga uns 40 minutos antes de fazer a receita para que fiquem na temperatura ambiente. Se pedir leite fervido, então o ferva. – sempre escolha ingredientes frescos e com qualidade. – o fermento geralmente deve ser o último ingrediente a ser acrescentado, pois se batido demais, a massa não cresce. – paciência. Resista à tentação de abrir a porta do forno antes do tempo de cozimento indicado (ou pelo menos nos primeiros 3/4 do tempo). Este é um período crítico do cozimento e da ação do fermento. – paciência também na hora de desenformar o bolo que cresceu lindamente e ainda está quente.

Espere esfriar por completo, senão, ele poderá quebrar. – tenha certeza que colocou todos os ingredientes na massa. Confira um por um, ou melhor, separe cada um em tigelinhas e vá acrescentando conforme a sequência da receita. – tenha um timer ou despertador em mãos e fique atenta. Não confie na sua memória e que irá lembrar-se de tirar o bolo do forno no tempo previsto, pois é muito fácil se distrair e deixar o bolo queimar. Agora, eleja a sua receita e mão na massa!