Pudim de Leite

Sobremesa só de final de semana é um hábito adotado pela maioria dos lares que buscam ter uma vida mais saudável e aqui em casa não é diferente. Então, quando vou comer, tem que valer a pena! Não dá pra ser apenas bom, tem que ser muuuito bom (meu marido e eu temos o costume de quando um experimenta algo, o outro pergunta: “é bom ou é muito bom?” e a gente só prova se for muuuito bom). Apesar de gostar de doce, existem alguns que não me atraem e outros que nem passo perto, porque o crime não compensa. Tem outros que nem lembro que existem, mas quando tenho a oportunidade de provar, hummm… vejo como é bom! E uma delas é o pudim de leite.

Apesar de ser uma receita tradicional e bastante simples de fazer, suas várias maneiras de preparar alteram e muito o resultado do pudim. Tem pudim com furinho, sem furinho, cremoso e liso, firme e poroso, e cada um tem seu preferido e o meu, sem dúvida, é o sem furinho. Só sei que quando a Gina faz a receita que aprendeu com sua Irmã Elza, não sobra nenhum pedaço pra contar história.

Pudim de leite sem furinho da Elza Para o pudim: 4 gemas de ovos 1 lata de leite condensado 2 medidas lata de leite Para a calda: 2 xícaras (chá) de açúcar 3/4 xícara (chá) de água Modo de

Preparo: Preaqueça o forno a 180º C (temperatura média). Coloque o açúcar e a água numa panela e leve ao fogo baixo. Misture com uma colher até o açúcar dissolver e desligue o fogo quando o caramelo estiver marrom (aproximadamente 15 minutos). Espalhe o caramelo por toda a fôrma. Reserve. Bata no liquidificador o leite condensado, as gemas e o leite (dá também pra bater numa tigela com um batedor de arame) até obter uma mistura homogênea. Transfira a mistura para a fôrma de pudim de cerca de 28 cm de diâmetro e cubra-a com papel-alumínio com a parte brilhante virada para dentro. Coloque a forma do pudim dentro de uma forma maior e preencha com água morna até a metade (Banho-maria). Deixe assar por 1 hora e 30 minutos. Para verificar se o pudim já está assado, espete um palitinho no centro. Se sair limpo, o pudim já está pronto. Retire do forno com cuidado e tire a fôrma de pudim de dentro da assadeira com água e deixe esfriar. Depois de frio, leve o pudim à geladeira por 2 horas. Para desenformar o pudim, passe uma faquinha nas laterais da fôrma. Dê uma rápida aquecida no fundo da fôrma sobre a chama do fogão apenas pra amolecer o caramelo e para o pudim sair mais facilmente. Coloque um prato sobre a fôrma e vire-a de uma vez. Sirva bem gelado. Ah, com as claras que sobraram, faça marshmallow pra servir com morangos ou então, suspiros pra servir com o cafezinho.

Pudim de leite

Pudim de leite sem furinho, a receita.