Primeiro do gênero na capital paulista, é indicado tanto para bebedores iniciantes quanto para experientes no ramo.

Passar o dia conhecendo a cultura cervejeira em brewpubs (fábricas-bar) de São Paulo rodeado por amigos e acompanhado por petiscos típicos não é só divertido, mas é a união do prazer e conhecimento em um casamento perfeito. O Sampa Beer Tour, primeiro tour do gênero da capital paulista, leva os participantes a um roteiro que inclui quatro bares incríveis, Cervejaria Nacional, Brewdog Bar, Les 3 Brasseurs e Karavelle, sob a orientação de um sommelier de cervejas. Do ponto de encontro no metrô, o grupo sai em van (de olho na Lei Seca) em direção a Pinheiros, região que está se tornando o centro das cervejas artesanais em Sampa. Dali, chegamos à primeira parada.

Cervejaria Nacional (Pinheiros)

A Cervejaria Nacional é parada obrigatória para conhecer o funcionamento de uma fábrica-bar. Fundada em maio de 2011 e instalada em edifício de três andares com decoração moderna (de tijolos e instalações aparentes), na entrada o visitante tem contato com a linha de produção e os grandes tanques de inox da micro-cervejaria. Subindo a escada, está o bar e, por último, o restaurante. São cinco receitas fabricadas e servidas no local, além de outras sazonais: Domina Weiss, Y-Iara Pilsen, Kurupira Ale, Sa’si Stout e a consagrada Mula Ipa – por enquanto a única com versão engarrafada. A cervejaria também conta com deliciosos pratos, sanduíches e petiscos feitos especialmente para harmonizar com as brejas.

sampa-beer-tour-cervejaria-nacional-senhora-mesa

Cervejaria Nacional na rota da Sampa Beer Tour. Foto Rodrigo Ueno para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

 

Brewdog Bar (Pinheiros)

Ainda em Pinheiros paramos na badalada BrewDog, ao lado do Instituto Tomie Ohtake. Não é bem um brewpub, mas o bar oficial da cervejaria escocesa, o primeiro na América Latina. Seguindo o conceito da marca, o local é bem descolado e alternativo, mantendo características de uma antiga oficina mecânica, com decoração bem moderna e ao mesmo tempo industrial. Mesas altas, luzes em neon e bastante concreto aparente. São 22 torneiras no balcão, metade destinada ao extenso portfólio da cervejaria, como a famosa Punk Ipa – já comentada no blog aqui no link – e outra parte para cervejarias convidadas. Além das brejas tiradas na pressão, há rótulos importados e nacionais em garrafas. No cardápio hotdog gourmet e petiscos típicos de pubs, como o Punk Craker – fatias de queijo gouda, salame, cebola em rodelas e mostarda extraforte servidos com bolachas cream cracker.

sampa-beer-tour-brewdog-bar-senhora-mesa

Brewdog Bar – oficial da cervejaria escocesa e o primeiro na América Latina. Foto Rodrigo Ueno para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Les 3 Brasseurs (Itaim)

Seguindo para Itaim, paramos no brewpub Les 3 Brasseurs, ou simplesmente 3B. A cervejaria foi fundada na França em 1985 com um conceito novo na época: o de restaurante com fabricação própria de cerveja. Depois de ter unidades na Bélgica, Canadá e Polinésia, em novembro de 2013 foi inaugurado a 3B em Sampa.

O bar tem ambiente bem familiar, sofisticado e rico em detalhes, no qual é possível ver os enormes tanques de maturação das cervejas. No fundo um grande pátio com uma cobertura retrátil. A ligação dos barris para as torneiras é aérea e corta o pátio chegando à caçamba de um antigo caminhão Ford todo charmoso no qual o chopp é retirado.

São cinco estilos de cervejas da casa: Blonde (Blonde Ale), Itaim (Pale Ale), Blanche (Witbier), Ambrée (Amber Ale) e Brune (Brown Ale). O cardápio é um show a parte com diversos pratos, lanches e petiscos sofisticados.

sampa-beer-tour-les-3-brasseurs-senhora-mesa

Brewpub Les 3 Brasseurs, ou simplesmente 3B. Foto Rodrigo Ueno para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Karavelle Brewpub (Jardins)

Finalizando o tour em ritmo de festa, seguimos para o Karavelle Jardins – há outra unidade em Itaim – e logo de cara fomos recepcionados com uma roda de samba bem animada, aliás, a música fica rolando o tempo todo, algo que não poderia ser diferente, já que um dos sócios é o Seu Jorge. Como nos outros brewpubs, logo de cara é possível ver os grandes tanques de inox. Com atmosfera escura, típica de balada, distribuída em três andares com mesas, sofás, decoração bem sofisticada e terraço ao ar livre bem aconchegante.

A maior produção é na sede em Indaiatuba, onde são engarrafadas as brejas facilmente encontradas no mercado, mas o brewpub inaugurado em setembro de 2013 serve de porta de entrada para muitas pessoas que estão descobrindo as cervejas especiais. Nas torneiras contamos com as cervejas Premium Pilsen, Weiss, Keller, Red Ale, India Pale Ale e Barba Negra (Stout). O bar ainda oferece ótimos pratos e diversos petiscos de boteco gourmet como a maravilhosa coxinha de ossobuco, o pastel de vatapá e os dadinhos de tapioca com mel.

sampa-beer-tour-karavelle-brewpub-senhora-mesa

Karavelle brewpub no Jardins. Foto Rodrigo Ueno para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

O passeio vale cada centavo. Não só pelas cervejas e petiscos degustados, mas pela experiência de conhecer estes lugares com muita informação e tranquilidade. O tour é diversão garantida tanto para o cervejeiro experiente como para o iniciante.

Parabéns a toda equipe Sampa Beer Tour!

 

Sampa Beer Tour®

Valor: R$ 180,00 por pessoa. Grupo de 6 pessoas: R$ 150,00/pessoa. Roteiro inclui quatro bares com cervejas, petiscos, serviços de traslado e sommelier de cervejas. Todos os sábados, às 12h30, e com previsão de retorno às 17h30. Saída Metrô Consolação/ Retorno Metrô Faria Lima.

Reserva e mais informações pelo facebook ou pelo email: sampa@sampabeertour.com.br