São Paulo é a primeira capital da América do Sul a receber a versão compacta da Maison Maille de Paris

Reportagem Carol Duarte – São Paulo

Fruto de uma parceria entre as empresas Maille, Aurora Bebidas e Alimentos Finos, e o Pão de Açúcar, a primeira Boutique Maille Shop in Shop da América do Sul chega à loja do Shopping Iguatemi da rede varejista. “Os consumidores poderão degustar as mostardas frescas e vários sabores que nunca estiveram aqui. Entendo que a imagem da marca Maille será muito fortalecida gerando maior consumo e interesse por mostardas Premium”, afirma Alberto Jacobsberg, diretor da Aurora Bebidas e Alimentos Finos.

De acordo com Harry Lalousis, Maille Sommelier Mustard, que esteve no Brasil pela primeira vez especialmente para inaugurar a Shop in Shop, a loja paulista é uma miniatura da tradicional boutique parisiense e possui 12 produtos, além de uma mostarda fresca servida nas charmosas bombas dosadoras. “A abertura de Shop in Shop é um projeto recente da Boutique Maille, a primeira foi inaugurada em 2014 na Austrália e para 2015 a meta é abrir aproximadamente seis novas lojas. Hoje, com a implantação da Shop in Shop no mercado brasileiro são sete mini boutiques pelo mundo: Melbourne, Sydney, Montreal, Bruxelas, Amsterdam, Paris e agora São Paulo. Além de quatro Boutiques: Dijon, Paris, Londres e Nova York, com a linha completa de produtos: 60 mostardas, 20 vinagres, molhos e 5 mostardas frescas”, afirma Harry.

Boutique-Maille-Nova-Iorque-senhora-mesa

Boutique Maille em Nova Iorque.

Com cerca de 20 milhões de habitantes, São Paulo, é sinônimo de alta gastronomia e foi motivada pela diversidade étnica da capital e pelo aumento do consumo gastronômico dessa população, que a Maille escolheu a cidade como sede da sua primeira loja na América do Sul.

Complementando Harry Lalousis afirma que o mercado brasileiro é desafiador para a empresa porque apresenta um grande potencial gastronômico de crescimento para o consumo da mostarda Dijon, levando em consideração sua rica gastronomia, seu corte especial da carne o que cria espaço para o brasileiro ousar e intensificar o sabor dos pratos com o uso das diversas apresentações da mostarda Maille. “Pensamos muito nesta peculiaridade do brasileiro na hora de escolher os produtos da Shop in Shop, o que nos levou a trazer sabores doces, frutados e com um toque mais tropical”, explica Harry.

Boutique-Maille-New-york-senhora-mesa

Boutique Maille. Marca foi criada em 1747 na França.

A Maille Shop in Shop ocupará um espaço privilegiado dentro da loja do Pão de Açúcar Iguatemi, toda a ambientação foi trazida da França e segue o formato da Maison parisiense.  Inicialmente, serão comercializados 12 produtos: Mostarda com vinho branco, laranja cristalizada e gengibre, Mostarda com vinho branco, queijo parmesão e manjericão, Mostarda com queijo Gorgonzola, Mostarda com Pesto e Rúcula, Mostarda em Grãos com vinho branco e Azeitonas Pretas, Mostarda com Framboesa e Manjericão, Mostarda com purê de Aipo, Vinho Branco e lascas de Trufas Negras, Mostarda com vinho Chablis e cogumelos, Molho a Base de Mostarda com Mel e vinagre Balsâmico, Molho de salada e Soja e Gergelim, Molho de Salada Maracujá e Mostarda Vinho Sauternes.

Confira a seguir entrevista exclusiva com Harry D. Lalousi:

SM – Em primeiro lugar, conte um pouco sobre você!

HL – Nasci e fui criado em Brisbane Austrália por pais grego-italianos, talvez por isso eu tenha uma forte noção do que comida boa significa. Praticamente criado em um restaurante eu desenvolvi um interesse em cozinhar por volta dos 12 anos. Quando eu tinha 15 anos eu já comandava a cozinha do restaurante da minha família em um bairro bem badalado em Atenas.

Minha família tem uma historia bem rica como donos de restaurantes, desde meu bisavô até meu pai que abriu uma loja de fish & chips shop em Aspley Brisbane e que todo mundo fala sobre até hoje! Meu pai acreditava que comida boa era o resultado do uso de produtos de qualidade. Eu me lembro dele voltando de viagens para a Europa com a mala cheia de comida gourmet, isso na época em que não tinha problemas nos aeroportos. Ele trazia Maille de Paris, chorizo da Espanha e óleo trufado de Alba.

SM – Qual o tipo de treinamento você recebeu para se tornar um mustard sommelier? Você pode, por gentileza, explicar o que exatamente é um mustard sommelier?

HL – Você tem que entender muito sobre comida, trends e o mundo da cozinha porque isso é importante para entender o uso de mostarda no preparo de pratos. No total você tem que ter 3 meses disponíveis no ano para visitar as fazendas de mostarda, entender a cultivação, aprender as diferentes variedades de planta de mostarda e os tipos de sementes que eles produzem para então ganhar conhecimento sobre o assunto. Então você passa por um treinamento intenso de como a mostarda é feita e de novo a diferença dos tipos de mostarda não apenas em Dijon (região da França), mas também ao redor do mundo. Depois você aprende a fazer sua própria mostarda e começa a viagem de explorar as possibilidades do uso da mostarda na cozinha.

Um mustard sommelier é alguém que tem um extenso conhecimento de comida e pode instruir, guiar e sugerir a um consumidor a melhor maneira de usar mostarda e como harmonizar isso com diferentes pratos e vinhos.

SM – Como foi que você recebeu o titulo de mustard sommelier?

HL – Como eu sempre tive um enorme interesse em mostarda eu comecei a guiar as pessoas que conhecia de como eles deveriam usar a mostarda, como harmonizar com diferentes pratos e como cozinhar gourmet sem gastar tanto tempo. Nós ficamos surpresos em descobrir que o tipo de trabalho que eu faço já existia na primeira Boutique em Paris em 1747 e era chamado de mustard sommelier. Infelizmente nos dias de hoje não podemos estudar para ser um mustard sommelier, mas eu estou trabalhando em um programa para reviver isso. Sommelier é uma palavra gaélica antiga para “alguém que tem o conhecimento”, então como eu tenho um conhecimento extenso sobre mostarda, de diferentes tipos de sementes, todo o processo para fazer a mostarda e quais os tipos e marcas existentes no mundo eu ganhei esse titulo. Acima de tudo isso eu tenho um grande conhecimento em cozinha e isso ajuda quando tenho que harmonizar certo tipo de mostarda. Eu comecei a usar esse titulo quando nós descobrimos uma referencia de um mustard sommelier na nossa boutique desde 1747.

SM – Você já teve algum problema em harmonizar algum prato ou alimento com mostarda?

HL – Eu não gostava muito da mostarda de Parmesão e manjericão porque ela tinha o sabor de parmesão muito forte e autentico, porem agora eu descobri que se você usar ela no lugar do parmesão no molho bechamel da lasanha isso dá um sabor ainda melhor do que o queijo em si, fora que trocando o queijo pela mostarda você corta 50% da gordura. Então eu não posso dizer que tive alguma dificuldade em usar mostarda nos meus pratos, porque eu uso isso até nos pratos gregos e italianos tradicionais. A mostarda intensifica o sabor e o aroma de qualquer prato.

SM – Qual comida você não pode comer sem mostarda?

HL – Eu jamais poderia comer qualquer tipo de carne assada ou pasta com molho cremoso sem mostarda. O meu restaurante Brasileiro local agora usa baldes de mostarda todo mês porque isso intensifica o sabor! Eles amam isso.

SM – Em sua opinião, qual tipo de mostarda harmoniza melhor com os pratos tradicionais brasileiros?

 HL – Definitivamente a mostarda de mel com balsâmico vai se tornar um must em toda mesa brasileira. A de Estragão (tarragon) com pão de queijo fica sensacional! Acredite em mim.

SM – Se você fosse usar uma mostarda em alguma sobremesa qual seria?

HL – Framboesa e semente de manjericão ou Sauternes (sauternes é um vinho branco e doce da França) no quindim é maravilhoso!  Eu gosto de usar a mostarda com mel em crème de pâtisserie e servir no brioche.

SM – Qual o seu sabor favorito e por quê?

HL – Eu acho que o de mel com balsâmico di Modena porque eu posso combinar com quase tudo! Eu até faço uma sobremesa com essa mostarda e também ela tomou o lugar do BBQ sauce na minha geladeira.

SM – Você alguma vez tentou fazer um cocktail com mostarda?

HL – Absolutamente! Eu faço isso o tempo todo, meu favorito é whisky e mostarda de sauternes, mel e alecrim.

SM – Quantos sabores de mostarda a Maille atualmente oferece?

HL – Na maioria dos países nós oferecemos pelo menos 6 tipos diferentes de mostarda na nossa linha de supermercados e na nossa linha gourmet nós temos mais do que 43 tipos incluindo nossa mostarda fresca que é servida da tap (torneira). Todo ano isso cresce porque nós fazemos uma coleção anual com 3 tipos limitados.

SM – Quantos desses sabores teremos aqui no Brasil?

HL – No Brasil vamos levar 6 das clássicas para a linha de supermercado e 10 outras exclusivas na nossa shop in shop.

SM – Posso te perguntar quantos potes de mostarda você tem aberto em sua geladeira?

HL – Acabei de checar minha geladeira e também estou te mandando uma foto para provar. Obviamente quando eu voltar do maravilhoso Brasil eu aposto que eu vou ter muito mais do que agora. Eu quase enfartei quando percebi que tenho 25 potes aberto em minha geladeira! Eu também tenho uma geladeira somente para mostardas e queijos.

harry-maille-senhora-mesa

A foto para provar a grande variedade de mostarda na geladeira de Harry Lalousis.

Para mais informações, favor acessar o site da marca clicando aqui!