A Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria de Turismo realizou no dia 15 de outubro um coquetel na Casa do Marquês para lançar a 9ª Festa do Peixe e da Cachaça. A novidade este ano é a realização de um circuito de gastronomia envolvendo 72 restaurantes que até o dia 14 de novembro oferecerão aos seus clientes um prato elaborado especialmente para o Circuito contendo peixe, muitas vezes peixe e cachaça, ou só cachaça, no caso de cafés. O evento conta com a participação da Revista Senhora Mesa.

O lançamento reuniu convidados como autoridades, proprietários de restaurantes e imprensa, e contou com o apoio da operadora Claro, Buffet Andarella, Popin Moving Lights, Le Noblesse, Tiwst, Cevada Pura, Café Morro Grande, Fale Fácil, Blog Senhora Mesa e MBM Escritório de Idéias. A noite contou com cardápio especial elaborado pelo Chef Fábio Franceto:

Prefeito Gabriel Ferrato e Secretária de Turismo Rose Massarutto. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

Prefeito Gabriel Ferrato e Secretária de Turismo Rose Massarutto.
Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

Cardápio Especial Coquetel Lançamento 9ª Festa do Peixe e da Cachaça

Finger Food Volante

– Mini Pudim de queijo Gouda

– Camarão empanado com queijo

– Philo com queijo Brie e geleia de pimenta verde

– Quibe com coalhada seca

– Quiche de alho poro

– Mini couscous de Filhote

Cuscuz Marroquino. Buffet Andarella. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

Cuscuz Marroquino. Buffet Andarella. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

Finger Food ( Ilha)

– Mini tacinhas de Rosbife ao molho indiano

– Tacinhas de bacalhau marinado no azeite

– Berinjela mil folhas

– Couscous Marroquino

– Mini farfalhe ao sugo

Camarões recheados. Buffet Andarella. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

Camarões recheados. Buffet Andarella.
Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

A Orquestra de Cordas Contemporânea de Piracicaba, regida pelo maestro João Marcos de Almeida, fez uma apresentação com a coordenação de 42 componentes e o grupo Rádio Comida fez todos os convidados darem risadas com paródias que usam ingredientes e receitas culinárias.

Orquestra encantou os convidados com interpretações de músicas clássicas e de raízes. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

Orquestra encantou os convidados com interpretações de músicas clássicas e de raízes. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

 

Daniela Silva e Marcelo Porta. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

Daniela Silva e Marcelo Porta. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

 

Elisangela Souza e Francisco Oliveira Leite

Elisângela Souza e Francisco Oliveira Leite. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

 

Marcos Fernandes, Josiane Oliveira e Vereador Chico Almeida

Marcos Fernandes, Josiane Oliveira e o vereador Chico Almeida. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

José Francisco Roncato

José Francisco Roncato. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

 

Wellington Turri, Leandro Bueno, Nivaldo Sousa, Wilson Tietx e Juliano Dorizotto. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

Wellington Turri, Leandro Bueno, Nivaldo Sousa, Wilson Tietx e Juliano Dorizotto. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa

 

 

Patricia Guimarães, Prefeito Gabriel Ferrato e Rose Massaritto

Patrícia Guimarães, Gabriel Ferrato e Rose Massarutto. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

 

Juliano Dorizotto, Lorenzo, Manoela e Beatriz Forizotto

Juliano, Lorenzo, Beatriz e Manoela Dorizotto. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

 

Jota Tacla, Bruno Tacla e Diana Cedin Mariano. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

Jota Tacla, Bruno Tacla e Diana Cedin Mariano. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

Ana Maria Patteti. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

Ana Maria Patteti. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

Jorge Cachoeira e Manu Vergamini. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

Jorge Cachoeira e Manu Vergamini. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

Giácomo Inforzato e Manuela Ometto. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

Giácomo Inforzato e Manuela Ometto. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

 

Celso Pompermayer, Letícia Andreoni e Renato Andreoni. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

Celso Pompermayer, Letícia Andreoni e Renato Andreoni. Foto Leandro Barbosa/Senhora Mesa.

FESTA DO PEIXE

Nos dias 14, 15, 16 e 17 de Novembro de 2013 acontece a 9ª edição da Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba, realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR). Esta festa regional tem como objetivo fomentar e difundir a cultura piracicabana, além de mostrar aos moradores e turistas os atrativos da cidade. A festa será ambientada com cenário de vila. Os stands das cachaças remetem às casas da Rua do Porto. Já os restaurantes serão montados em madeira, com estilo faroeste, e também teremos um palco cenográfico em forma de coreto. Uma ambientação semelhante aos grandes parques de diversão.

A 9ª Festa do Peixe e da Cachaça é uma realização da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e acontece entre os dias 14 e 17, no entorno do Casarão de Turismo. Ao todo, entre restaurantes e cachaçarias, serão cerca de 20 expositores.

Para este ano, a expectativa de público é de mais de 40 mil pessoas. E a programação de palco contará com diversas atrações musicais.

Este ano uma das principais novidades é a expansão do conceito do evento para toda a cidade, atingindo um público ainda maior que os 40 mil esperados na Rua do Porto, com a presença de turistas de toda a região. Com esse objetivo, foi criado o Circuito de Gastronomia da Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba.

Para participar basta inscrever um prato preparado com peixe, que deverá constar no cardápio do restaurante durante todo o período de vigência do Circuito Gastronômico, que será de 10 de outubro a 17 de novembro. Cada restaurante terá direito a um prato inscrito.

O Prato deverá ser preparado com base em peixe, podendo também, à critério do restaurante, conter cachaça na receita. Drinks e sobremesas podem ser preparados com base em cachaça. O prato escolhido para participar do Circuito de Gastronomia deverá ser servido ao cliente com a harmonização de uma cachaça fornecida gratuitamente pela organização do evento.

A ideia é fomentar a cultura da cachaça em Piracicaba e região, tornando a cidade um pólo turístico-gastronômico ainda mais em evidência.

No dia 17 de novembro (domingo) acontecerá o encerramento da Festa do Peixe e da Cachaça na Rua do Porto e todos os restaurantes participantes do Circuito de Gastronomia serão homenageados com material de participação para fixar no restaurante. Durante este ato também receberão um diploma de participação.

Após o evento, todos os restaurantes participantes receberá um novo mídia kit com as informações do evento, além de fotos para divulgação em seus meios de comunicação próprios.

Durante a vigência do evento, a organização fornecerá material de divulgação do Circuito de Gastronomia, que deverá ser fixado em local de destaque no restaurante, além de ser entregue para o cliente, que deverá ser informado da participação do estabelecimento no evento.

De acordo com o regulamento do Circuito de Gastronomia, o estilo do prato fica à critério do restaurante, como entrada, prato principal, petisco, salada, etc…A organização pede que o prato tenha um valor acessível para o público participante,  de até R$ 49,90.

A participação no evento é gratuita, sob a realização da Secretaria de Turismo de Piracicaba (SETUR), que busca fomentar o turismo gastronômico na cidade com eventos que valorizem as suas tradições.

Os restaurantes que participarem do Circuito de Gastronomia serão inseridos no guia do evento que será distribuído para toda a cidade.

Todos os restaurantes participantes receberão um mídia kit com fotos do evento, release e todas as informações necessárias para divulgação em seus meios de comunicação.

Todos os restaurantes participantes do Circuito de Gastronomia da Festa do Peixe e da Cachaça farão parte do guia do evento.

Para participar é necessário produzir um prato para a foto que vai ilustrar o guia e fornecer todas as informações do restaurante como funcionamento, detalhamento do prato inscrito e endereço completo.

Para maior divulgação do restaurante será sugerida a opção de fornecer a receita do prato inscrito no evento para ser disponibilizada no Blog e redes sociais criados especialmente para o Circuito de Gastronomia da Festa do Peixe e da Cachaça.