Objetivo principal é potencializar oportunidades da produção associada ao turismo, por meio da participação da sociedade e do trade turístico.

A Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba iniciou neste mês de setembro o desenvolvimento de um Plano de Marketing Turístico para a cidade. Identificado como uma ação prioritária, o Planejamento de Marketing Turístico prevê a realização de um levantamento dos elementos indenitários da cidade, que incluam a promoção institucional do destino, tanto na perspectiva de venda de produtos turísticos quanto na comunicação com o visitante.

A primeira apresentação dos objetivos, etapas e cronograma de ações que farão parte do Plano de Marketing Turístico aconteceu no último dia 11. A reunião teve como intuito receber sugestões e avaliações sobre o plano de trabalho proposto.

Para a secretária de Turismo, Rose Massarutto, é fundamental que o marketing turístico da cidade seja pensado com base em pesquisas com a participação popular que envolva moradores, empresários, visitantes e o trade turístico.  A proposta do plano de ações deve englobar a participação da sociedade, mobilizando-a em ações indutoras do desenvolvimento do turismo. “Queremos que a cidade de Piracicaba estabeleça o turismo como fonte de desenvolvimento de emprego e renda, ao mesmo tempo em que preservamos nossos recursos (culturais, naturais, gastronômicos, entre outros). Transformar nossa cidade em cidade turística é propor qualidade de vida para população, com lugares bem cuidados e principalmente acesso ao emprego” – disse Massarutto.

O Plano de Marketing Turístico é o instrumento técnico indicado para responder aos desafios colocados e alcançar os objetivos estabelecidos pelo mercado. O processo de trabalho prevê três fases distintas:

– A análise detalhada da situação atual do turismo na Cidade de Piracicaba, a partir de informações disponibilizadas, mas também pela geração de dados através de pesquisas específicas e coletadas em campo através de visitas realizadas pela Consultoria; o objetivo é compreender todas as iniciativas em curso e avaliar tecnicamente o processo de desenvolvimento do setor e a atratividade da região;

-A formulação de estratégias baseadas nas conclusões da análise da situação atual, onde se define as linhas de atuação mercadológica, com o posicionamento desejado, a matriz de produtos-mercados, a visão de futuro, os objetivos qualitativos e metas quantitativas de longo prazo;

-Definição de um plano operacional, com ações necessárias para pôr em prática as linhas estratégicas geradas durante a etapa anterior, além da criação de uma marca visando posicionar o destino (cidade de Piracicaba) no mercado turístico, que atenda às diretrizes estratégicas da nova fase do Programa Nacional de Regionalização do Ministério do Turismo (MTUR).

“A cidade de Piracicaba coloca-se na vanguarda – como destaque em sua região – por desenvolver o seu Plano de Marketing Turístico, se preparando para comercializar os seus produtos turísticos de forma qualificada, criativa, inovadora, organizada e, acima de tudo, sustentável. Num momento de imensa competitividade, o município compreende que é necessário se qualificar, compreender, e formatar produtos que atendam os anseios dos turistas” – afirmou Jose de Freitas Ornelas, consultor da Ornellas Consultoria (empresa à frente do desenvolvimento do plano).

A próxima etapa de trabalho será uma Consulta Pública que acontecerá no dia 29 de setembro, segunda-feira, em dois horários que possibilitem amplamente a participação de empresários do trade de turismo, de autoridades, comunidades com vocação turística, estudantes e todas as pessoas da sociedade civil interessadas em participar do processo de criação deste plano.

 

Encontro Plano de Marketing Turístico para a cidade de Piracicaba

Das 9h às 11h: Auditório do Museu da Água – Av. Beira Rio, 443, Piracicaba – São Paulo

Das 19h às 21h: Auditório do Centro Cívico – Rua Cap. Antônio Corrêa Barbosa, 2233, Piracicaba – São Paulo

Para todos os interessados em participar, a Setur pede por gentileza que confirmem presença pelo e-mail: setur@piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone 3403-1275.