O Hospital das Clínicas da USP e o InCor (Instituto do Coração), lançaram nesta semana um programa batizado de Meu Prato Saudável que tem o objetivo de ensinar de forma fácil e visual as pessoas escolherem o que colocar no prato. No site do projeto, a pessoa poderá conferir informações sobre os grupos de alimentos que compõem um prato saudável e ser ajudado a fazer as escolhas certas.

No site, as pessoas também poderão conferir dicas para serem consumidas nas principais refeições do dia. Metade de um prato saudável deve conter legumes e verduras e a outra deve possuir uma porção de proteínas, que são as carnes como um bife de filé de frango, carboidratos, como batata e massas e proteínas vegetais, como feijão, lentilha e soja. Todas as sugestões são simples e fáceis de compor o cardápio do dia-a-dia de todos os brasileiros.

 Segundo informações do site, por exemplo, os brasileiros têm trocado a água pelo refrigerante e sucos artificiais dissolvidos em água. O problema é que eles possuem um alto teor de sódio, inimigo número um da pressão arterial e outras doenças. Os organizadores do projeto alertam: “os refrigerantes não tem nenhum valor nutricional e, além disso, são ricos em calorias e açúcar”.

O site também oferece dicas de exercícios físicos, além de receitas saudáveis e o blog Pratinho Saudável, com dicas de alimentação para a crianças. O aplicativo do site pode também ser baixado no celular.

Confira abaixo uma das receitas do programa. O mais bacana é que eles apontam todas as informações nutricionais

Arroz Nutritivo

Ingredientes:

• 1 cebola pequena picada
• 1 dente de alho picado
• 1 colher (sopa) de azeite de oliva
• 2 xícaras (de chá) de arroz cru
• 4 xícaras (de chá) de água fervente
• 2 xícaras (de chá) de talos variados (beterraba, ramos de cenoura ou nabo)
• 2 tomates picados
• 1 colher (de chá) de sal
• 3 folhas de salsão picadas

Preparo
Refogue a cebola e o alho no azeite, junte os tomates e acrescente o arroz, refogando mais um pouco. Acrescente os talos e a água e tempere com o sal. Deixe no fogo até secar. Salpique o salsão e sirva quente. Rendimento: 6 porções

Composição por porção:
Calorias: 211 kcal
Proteínas: 4 g
Gordura total: 2  g
Gordura saturada: 0, 3 g
Colesterol: 0 mg
Carboidratos: 44 g
Fibras: 0,5 g
Sódio: 213 mg

Receita Arroz Nutritivo – Programa Meu Prato Saudável
www.meupratosaudavel.com.br