FESTA DE SÃO JOÃO DE TUPI – Esta festa tem gostinho de infância, quermesse de igreja e correio elegante. Começa amanhã, dia

23 de junho, no bairro Tupi, que fica há 15 km de Piracicaba. A festança bem ao estilo tradicional das festas juninas, começa às 6h com o toque da alvorada, quando são disparados 12 morteiros. Em seguida, às 8h, será realizada uma missa e logo após começam os preparativos da festa que terá este ano 80 barracas com quitutes típicos, como frango com quiabo, pamonha e milho. Às 11h começa no salão paroquial a venda de cuscuz, leitoa a pururuca e bebidas. E tem mais festa depois do almoço. Às 18h acontece o asteamento da bandeira e às 24h a queima de fogos. São aguardados mais de 20 mil visitantes.

 

FLIP – FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY – Escritores, músicos, quadrinistas, cartunistas, palestras, oficinas, para gente grande, gente pequena. Tudo isso e mais um tanto bom é o que o visitante pode esperar da Flip, que este ano comemora 10 anos de existência. Acontece em Paraty, de 04 a 8 de julho. Tem tanta coisa boa, que se você gosta do assunto, checa o site tintin por tintin e monte sua programação. Aproveite que a pequena e charmosa cidade para conhecer os tradicionais restaurantes. Aliás, onde mais teria aulas de quadrinhos com Laerte e Angeli? Entre no site.

 

CURSOS – Curso bom e rápido. Nada melhor do que esses dois adjetivos em uma aula de culinária. O Centro Especializado em Gastronomia, em São Paulo, oferece uma gama de opções todos os dias. Eu disse: todos os dias. Então, se você não mora em São Paulo, dá para se programar para fazer um curso de sexta a noite ou sábado de dia, que tal. Os preços são justos. Na parte de confeitaria, por exemplo, tem cursos interessantíssimos como os de sobremesas com frutas, cake pops, macarons e whoopie pie.

FESTIVAL DE CHOCOLATE DA BAHIA – Se você está na Bahia meu rei, trate de não perder esta oportunidade. Começa dia 28 de junho e vai até 2 de julho o IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia, em Ilhéus, terra de Jorge Amado e maior produtora de cacau do País. Vão ter palestras, concursos, degustações e muitos espaços destinados exclusivamente ao chocolate.


Praticamente um delírio para os amantes do chocolate.

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE BÚZIOS – De 6 a 14 de julho o balneário mais charmoso da Costa do Sol recebe o Festival Gatronômico de Búzios. O evento reúne 46 restaurantes da região, que servirão, das 20h à meia noite, degustações de entradas, pratos e sobremesas a preços populares. Bem populares. R$ 10 a entrada e sobremesa e R$ 15 o prato. O festival acontece em quatro pontos da cidade: Orla Bardot, Rua das Pedras, Rua Manoel Turíbio de Farias e o Porto da Barra, em Manguinhos. A receita ícone deste ano, um clássico da cozinha de Búzios, é a sopa de siri, arroz de mexilhão e a carne seca com pirão.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE ARAXÁ – Cidade de Minas Gerais, pertinho de Uberaba e mais ainda de Uberlândia, Araxá recebe na Fundação Calmon Barreto a quinta edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia. O evento começou dia 21 e vai até domingo, dia 24 de junho. Este ano os chefs convidados de honra são nada mais, nada menos que Claude Troigros, Laurent Suaudeau e Erick Jacquin. Juntos ressaltam a gastronomia francesa. Entre as atrações, acontecem oficinas gastronômicas, degustações de cervejas, vinhos, além de shows, exposição de arte e restaurantes temáticos. Muito bom.