Campinas recebe o primeiro supermercado com
sistema de auto caixas, onde o próprio cliente passa as compras e paga

Comum em supermercado no exterior, agora Campinas ganha um supermercado com sistema de auto caixas, em que o cliente passa e paga a própria compra. A implantação é do Enxuto Supermercados que passou a disponibilizar desde fevereiro deste ano o sistema na sua loja de Campinas, localizada no Jardim Aurélia. Ao todo, são seis pontos de autoatendimento em que o usuário pode passar todos os produtos da sua compra e efetuar o pagamento via cartão de débito ou crédito. “Nosso objetivo é trazer ainda mais conveniência e conforto, sempre buscando o melhor para nossos clientes”, explica o gerente da loja, Norival Pires. Campinas é a primeira cidade da RMC a utilizar essa tecnologia.

Desenvolvido pelo escritório de arquitetura Opus Design, a nova área de cerca de 35 metros quadrados compreende seis Auto Caixas, com apoio para cestinha e sacolas, além de espaço para pesagem de hortifrútis. As compras estão restritas a até 15 unidades. “Queremos garantir rapidez e praticidade no uso desses equipamentos”, afirma o gerente.

O sistema de auto caixas permite que o consumidor realize sozinho todos os passos de uma compra, tais como pesar o produto, verificar o preço, efetuar o pagamento e receber o comprovante, evitando as filas e fazendo com que a experiência de compra seja moderna e prática. Uma vantagem na utilização dos terminais de autoatendimento é o número de clientes que desistiriam da compra caso tivessem que enfrentar uma grande fila no caixa em momentos de alto fluxo. “Disponibilizaremos uma equipe especializada em dar suporte aos clientes durante os primeiros usos.”, destaca.

O modelo estreou em uma loja em Nova York, e ultrapassou, no fim de 2014 em todo o mundo, mais de 400 mil unidades em uso. Durante o mesmo ano, somente nos Estados Unidos, esses caixas chegaram a registrar cerca de US$ 1 trilhão.