Bolo de Cenoura Preguiçoso

Foi assim sábado passado. Fazia muito tempo que não ouvia o som da chuva forte e pesada e sentia o cheiro de terra molhada. Levantei da cama e já me aconcheguei no sofá da sala e minha vontade era ficar ali o dia todo! É como se a chuva me mandasse uma mensagem pra ir mais devagar: desacelere! O trânsito fica mais lento, mais cauteloso e se leva mais tempo pra chegar ao destino.

Tem aquelas pessoas que parecem ser feitas de açúcar, não saem de casa por nada, pois se tomarem um pouco de chuva, vão derreter. Já eu, atualmente, faço a “dança da chuva” com as crianças e debaixo da chuva cantamos: “tomara que chova dez dias sem parar.” O céu nublado faz bem pra alguns, deixa outros mais introspectivos e as vezes melancólicos. Me lembro que quando era criança, dia chuvoso era sinônimo de bolinho de chuva e uma boa soneca. Pena que não é mais assim.

Dias assim pedem uma comidinha especialmente mais saborosa, algo que apeteça o paladar. Logo pensei no bolinho de chuva, mas queria fazer algo mais simples e fácil (e sem ser frito). Então, decidi fazer um bolo de cenoura que todo mundo adora! Outra vez que fiz, uma amiga confessou que meu bolo era o mais gostoso que havia comido, inclusive melhor do que o da sua avó. Não é demais?!

Aí vai a receita e fica a esperanca de mais dias chuvosos.

Bolo de cenoura preguiçoso

Ingredientes
1 xícara (chá) de óleo de canola, milho ou girassol
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
3 cenouras
4 ovos
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal
1 colher de chá de manteiga

Preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma redonda de 23cm de diâmetro com manteiga e polvilhe farinha de trigo e chacoalhe sobre a pia para tirar o excesso.
Peneire a farinha, o sal e o fermento em uma tigela. Misture delicadamente e reserve.
Lave e descasque as cenouras (retire as extremidades) e corte-as em rodelas.
Quebre os ovos, um a um, em uma tigela (para verificar se estão bons) e coloque no liquidificador junto com as cenouras, o óleo e o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea (cerca de 3 minutos).
Despeje a mistura do liquidificador na tigela com a farinha, o fermento e o sal. Misture delicadamente com um fuet (batedor de arame) até ficar liso e homogêneo.
Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos. Para saber se o bolo está bom, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está assado e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.


Para fazer a calda de chocolate
Ingredientes:
1/2 xícara de chá de chocolate em pó
1/3 de xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1/3 de xícara de chá de água

Preparo
Numa panela pequena, junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um fuet.
Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de quatro minutos, sem parar de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta.
Regue a calda quente sobre o bolo já frio e desenformado e deixe esfriar.
Sirva a seguir.