A importância da cortiça, e especialmente das rolhas, será o tema de duas formações do expert e connoisseur de vinhos Carlos Cabral no mês de agosto. As formações acontecerão nos dias 8 e 29 de agosto, nas unidades do SENAC Penha, em São Paulo, e Campos do Jordão, respectivamente.

O objetivo é mostrar a versatilidade da cortiça, espécie de casca existente em um tipo de carvalho, o sobreiro, que geralmente cresce em países como Portugal, Espanha, na Europa Mediterrânea e no Norte da África. Presente em objetos de decoração, componente de peças de designers famosos, elemento de projetos de arquitetura e engenharia, a cortiça tem sido – há cerca de 300 anos – o principal vedante de garrafas, em especial dos vinhos.

E Portugal é, hoje, o país que mais investe em pesquisas para a melhoria da qualidade de suas rolhas, sendo, por isso, o principal fornecedor das grandes marcas de vinhos do mundo, em especial da França. A qualidade e a tipicidade da cortiça para as rolhas de garrafa são o tema das formações de Carlos Cabral, carinhosamente conhecido no meio como Cabral dos Vinhos. A ação é promovida pela APCOR (Associação Portuguesa de Cortiça), entidade que representa a indústria portuguesa de cortiça, que detém 64% das exportações mundiais de cortiça.

As formações são gratuitas e destinadas aos alunos do Senac, mas haverá vagas para jornalistas e formadores de opinião. Como são limitadas, o interessado deve se inscrever o quanto antes pelo telefone (11) 4508 8465.

carlos-cabral