Campeonato Xícara de Ouro entra na Reta Final. A maior competição de barista do mundo está em sua quinta edição.

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, promove em São Paulo as etapas finais do V Campeonato Xícara de Ouro nos dias 6, 7 e 8 de maio. Nesta etapa da competição que elege o melhor barista do país estão disputando participantes das regiões Sudeste e Sul, que irão enfrentar na grande final os quatro finalistas das demais regiões do país já classificados em etapas anteriores.

A quinta edição do campeonato teve mais de 300 lojas participantes, com aproximadamente 400 inscritos. A competição nacional, com quatro finalistas de cada regional acontece no dia 8 de maio.

A competição tem o objetivo de motivar os funcionários das lojas Shell Select no aperfeiçoamento na arte de preparar e servir toda a linha de cafés gourmet, um dos grandes diferenciais da rede. Cada loja inscreveu até cinco participantes, que nos processos de seleção tiveram alguns critérios avaliados: postura do Barista, organização da área de trabalho, elaboração das bebidas, apresentação da bebida e tempo de apresentação.

Durante o ano, a Raízen promove treinamentos presenciais e online para os funcionários das lojas Shell Select. “O Campeonato Xícara de Ouro tem como principal objetivo servir a melhor xícara de café para o nosso exigente consumidor. Pensando nisso, o programa foi desenvolvido para promover uma disputa saudável entre as atendentes, incentivando-os a servir o melhor café na xícara todos os dias. É assim que surpreendemos nossos consumidores.” Afirma Cristina Tosta, Coordenadora de Food Service.

Sobre a Raízen

A Raízen é líder em energia renovável no Brasil e primeiro player integrado do setor sucroenergético, com atuação em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia está entre as cinco maiores em faturamento do país e conta com cerca de 40 mil funcionários. Com 24 unidades, a Raízen produz 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 54 aeroportos, possui 58 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 22 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Na área de distribuição, a companhia conta com uma rede formada por 4.700 postos de serviço com a marca Shell e mais de 800 lojas de conveniência Shell Select. A Raízen foi formada em 2011 a partir da integração de parte dos negócios de Shell e Cosan.