Reportagem Patrícia Guimarães * Fotos Guillermo White para Senhora Mesa (todos os direitos reservados)

Cerâmica Muriqui Retrata em Louças a Identidade Brasileira

Olhar para uma peça saindo do forno rústico do atelier Muriqui Cerâmica é como contemplar um quadro de traços firmes, porém delicados em sua essência. Mais contemplador ainda é abrir um sorriso quando se vê na ceramista Gisele Gandolfi, o encanto em desmontar os tijolos, retirar com cuidado cada peça e descobrir as cores que o fogo lhe deu. “O forno é temperamental, e cada trabalho se torna único”, conta.

No sábado em que a equipe da Senhora Mesa visitou o atelier que fica em Ibiúna, a 150 km de Campinas (SP), o francês Thierry Buffeteau, Chef do Grand Hyatt, escolhia com entusiasmo a louça do novo restaurante da rede que será inaugurado este ano na capital. “Esta cerâmica traduz exatamente o que eu quero para o conceito da nova casa”, diz.

Gisele é formada em administração e por cerca de cinco anos trabalhou no mercado financeiro, na correria da Avenida Paulista. Em 2001, na Itália, conheceu a Chef Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto (SP) e começou a pensar em fazer algo único, um trabalho de expressão própria. “Lá eu fiz vários cursos como restauro, mosaico, desenho e história da arte. Meu primeiro contato com o barro foi em um torno de roda no interior da Toscana. Quando eu coloquei a mão pensei: quero fazer isso para o resto da minha vida”.

Louça exclusiva para restaurantes brasileiros de São Paulo como o Brasil a Gosto. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Louça exclusiva para restaurantes brasileiros de São Paulo como o Brasil a Gosto. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Em 2005, com a amiga Ana Luiza, Gisele percorreu diversas cidades do Brasil e foi trazendo na mala referências de raízes como cabaças e cestos. “Quando voltamos, ela pediu para eu fazer toda a louça de seu restaurante, da entrada à sobremesa”. Hoje a cerâmica pode ser encontrada em diversos restaurantes da capital como Epice, do Chef Alberto Landgraf, Vito, do Chef André Mifano e Arturito, da Chef Paola Carosella, além de um showroom em São Paulo.

Toda a produção é feita no atelier em Ibiúna, onde portas e janelas mais funcionam como passagem para uma natureza inspiradora. Do banco do torno é possível ver a silhueta do lago que corta a propriedade, comprada em 1975 pelo pai. O processo de elaboração é artesanal do início ao fim. As tramas de uma cesta são usadas para fazer detalhes na cerâmica moldada em cabaça. Moringas, xícaras descontruídas, peças que se encaixam na anatomia das mãos, como as usadas pelos índios, secam em prateleiras antes de irem ao forno. As formas naturais e as texturas estão presentes nas peças; e a pintura segue uma receita. Cada cor é alcançada com doses de elementos como dolomita, feldspato, dióxido de manganês, entre outros.
Este ano Gisele segue em novos projetos, como a criação de instalações artísticas. “O que só eu posso fazer? Eu tinha a certeza que tinha que ser com as mãos em criação”. E criatividade é o que não falta para ela.

Detalhe na ponta dos dedos no trabalho artesanal de fabricação da Cerâmica Muriqui. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Detalhe na ponta dos dedos no trabalho artesanal de fabricação da Cerâmica Muriqui. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Chef Thierry Buffeteau e Gisele Gandolfi no ateliê em Ibiúna. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Chef Thierry Buffeteau e Gisele Gandolfi no ateliê em Ibiúna. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

O ateliê em Ibiúna está instalado numa chácara espaçosa em com um lago. Inspiração para curvas. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

O ateliê em Ibiúna está instalado numa chácara espaçosa em com um lago. Inspiração para curvas. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Detalhe do Ateliê em Ibiúna, interior de São Paulo. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Detalhe do Ateliê em Ibiúna, interior de São Paulo. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

IMG_8646Todo o trabalho é artesanal e cada peça moldada com a espontaneidade dos objetos de inspiração e como resultado a caixinha de surpresas do fogo traz a cor.

Todo o trabalho é artesanal e cada peça moldada com a espontaneidade dos objetos de inspiração e como resultado a caixinha de surpresas do fogo traz a cor. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.