Conheça algumas harmonizações possíveis entre cerveja e chocolate, e aproveite o período mais doce do ano

Não tem como falar de Páscoa sem falar de chocolate. E nada como unir essa paixão com a cerveja e sentir uma explosão de sabores. Pode parecer clichê unir lúpulo e cacau nesta época do ano, mas muita gente tem a ideia imatura de que breja só combina com petiscos de boteco ou de churrasco. Por isso, temos a missão de familiarizar o leitor com o assunto.

Confesso que prefiro ganhar do coelhinho a Young’s Double Chocolate Stout (mais no link aqui) ou a Cacau Ipa (clique aqui), mas como nosso estoque de chocolate aumenta nesta época podemos aproveitar e deixar a experiência mais interessante. Existem princípios básicos para harmonização – semelhança de sabores ou contrastes –, onde algumas combinações são clássicas, mas, claro, não há rigor. Sempre o que vale é a diversão de experimentar e sentir o que mais agrada. Selecionei alguns rótulos de estilos e países distintos para cada estilo de chocolate.

cerveja-e-chocolate2-coopers-senhora-mesa

Coopers Best Extra Stout harmoniza bem com o chocolate meio amargo.

COOPERS BEST EXTRA STOUT

Coopers Brewery (Autrália)

Álcool 6.3%

Mundialmente conhecida por ser uma das melhores Foreigh Extra Stout, é forte, encorpada e bem robusta, com pegada de café e chocolate no aroma, equilibrada e com sabor intenso. Vai bem com chocolate meio amargo.

cerveja-e-chocolate-3-north-coast-senhora-mesa

Cerveja Americana North Coast Old Rasputin.

NORTH COAST OLD RASPUTIN

North Coast Brewing Company (Estados Unidos)

Álcool 9.0%

Cerveja californiana ganhadora de diversos prêmios. É uma autêntica Russian Imperial Stout. Com grande adição de lúpulos e maltes tostados, é mais alcoólica, rica e com sabor bem complexo, remetendo ao café.  Perfeita para chocolate amargo com bastante porcentagem de cacau.

cerveja-e-chocolate-4-fullers-senhora-mesa

Fuller’s London Porter vai bem com chocolate ao leite.

FULLER’S LONDON PORTER

Fuller’s (Inglaterra)

Álcool 5,4%

Cerveja bem versátil, mescla maltes marrom, cristal e chocolate balanceado com o tradicional lúpulo Fuggles. Uma bela ale inglesa, com aroma de chocolate e suave amargor do lúpulo bem equilibrado com a torrefação do malte. Um clássico para acompanhar chocolate ao leite.

cerveja-e-chocolate-5-la-trappe-senhora-mesa

La Trappe Dubbel da Holanda.

LA TRAPPE DUBBEL

De Koningshoeven (Holanda)

Álcool 7.0%

Produzida desde 1884 pelo primeiro mosteiro fora da Bélgica a receber o selo das cervejas trapistas. É uma breja bem encorpada de cor vermelho rubi, com notas suavemente adocicadas e frutadas, com leve pegada de malte torrado no aroma e sabor. Bem equilibrada e saborosa, seria outra opção com chocolate ao leite, que é mais doce.

cerveja-e-chocolate-6-timmermans-senhora-mesa

Timmermans Framboise Lambic é frutada e combina com chocolate branco.

TIMMERMANS FRAMBOISE LAMBIC

Brouwerij Timmermans-John Martin N.V. (Bélgica)

Álcool 4,0%

Para fechar, uma Lambic Fruit, cerveja frutada fermentada de forma espontânea que leva 100% de framboesas naturais. Uma parte dela é fermentada e envelhecida em barris de carvalho, depois é feito um “blend” com lambic jovem. A cor e o sabor refletem a framboesa madura, lembrando a geleia, levemente adocicada e ácida. Pela acidez, é uma bela opção para contrastar com o chocolate branco.

Quer ver mais cervejas? Visitem meu Instagram!

Onde Encontrar em Piracicaba

Empório da Cidade

Empório Delicato

Krieck Bier

Mestre-Cervejeiro

Onde Encontrar em Campinas

Cervejoteca

Mr. Beer

Empório Santa Therezinha

Onde Encontrar em Americana

Meat Company

Tatu Shopping Frutas

Onde Encontrar em Limeira

Rota Artesanal