Você está em:
Chefs em Dia de Solidariedade

Chefs em Dia de Solidariedade

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

DURANTE ESTA SEMANA, TODOS OS DIAS, MATÉRIAS ESPECIAIS DA COBERTURA DA COPA GASTRONÔMICA GOLS PELA VIDA, QUE REUNIU 15 CHEFS DO BRASIL E DO MUNDO NA SALA SÃO PAULO.

Chefs em Dia de Solidariedade 1
Roberta Sudbrack prepara o Cachorro Quente Nordestino
Foto Patrícia Guimarães

Um timaço de chefs se reuniu ontem na Sala São Paulo durante a Copa Gastronômica Gols Pela Vida, em um evento que uniu boa gastronomia, música de qualidade e principalmente solidariedade de todos que participaram. Entre 11h e 17h, no Dia dos Pais, o público lotou as salas com vista para a Estação Júlio Prestes e pode apreciar chefs servindo o próprio prato aos clientes. Também, não é para menos. Em poucos passos foi possível se revezar entre os estandes de chefs consagrados como o padrinho do evento, Claude Troisgros, com o filho Thomas, Iñaki Aizpitarte, sensação do momento em Paris, Ken Hom, considerado o melhor chef chinês dos últimos tempos, a carioquíssima Roberta Sudbrack, que acabou de voltar das olimpíadas, e tantos mais. No total, 15 chefs se reuniram sob a batuta de Claude servindo pratos regionais espelhados nos próprios restaurantes.

Chefs em Dia de Solidariedade 2
Claude Troisgros e seu Linguado com Pirão de Tucupi
foto Patrícia Guimarães

Toda a arrecadação do evento foi destinada ao Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que é uma unidade de pesquisa científica do Complexo Pequeno Príncipe, formado por um hospital, faculdades e o Instituto, criado em 2005 para desenvolver pesquisas com o objetivo de aumentar o percentual de cura de doenças complexas que afligem crianças e adolescentes.

O Senhora Mesa esteve lá e conferiu de perto o trabalho de todos os chefs. Cada um serviu 900 pratos individuais. O difícil foi escolher qual comer, entre três opções de sobremesa e 11 salgados. Rodrigo Oliveira, do Mocotó serviu além do famoso Baião de Dois, os disputados dadinhos, uma espécie de pão-de-queijo em quadradinhos, servido com um molho todo especial, que,  junto com o prato típico nordestino, se tornou sua marca registrada. “É o primeiro ano que eu participo, e acima de tudo a causa é belíssima, louvável. O formato desse tipo de evento é perfeito. Deixar as pessoas livres para provarem de repente, num bocado, comida do Mocotó, do Chateubriand e na sequência da Roberta Sudbrack, é muito lúdico, é divertido e a melhor maneira de ajudar”, contou Rodrigo para o Senhora Mesa. Pra ele, o melhor de tudo é o contato mais próximo com o público. “Muitas vezes no restaurante o ritmo é tão intenso, que mesmo os clientes estando tão perto, não temos a oportunidade de conversar. Aqui, toda a dinâmica do evento é para proporcionar esse contato”.

Roberta Sudbrack, que acabou de voltar de Londres – onde chefiou a cozinha olímpica brasileira -, voltou às origens para eleger o Cachorro Quente Nordestino como prato do dia. “É a segunda vez que eu participo. Praticamente vim direto de Londres pra cá, e é muito gratificante. Eu conheço o hospital e o trabalho que eles fazem. Todos estão se doando por inteiro, com carinho, fazendo coisas gostosas e saborosas. A escolha do prato tem a ver com a minha história, quando eu comecei a vida vendendo cachorro quente. Fizemos uma adaptação para o cachorro quente nordestino, que é bem simples, leva carne moída, tomate, azeitona e ovinho cozido. Uma opção bem caseirinha para um domingo à tarde”, disse, completando que ter o contato com o visitante é algo que gostaria de fazer todo dia. “Essa proximidade é o mais bacana de tudo”.

Chefs em Dia de Solidariedade 3
Rodrigo Oliveira (Mocotó) e seu Baião de Dois.
Foto Patrícia Guimarães

Com toda a simpatia, assim como os amigos chefs que acolheram o evento, Claude cozinhou ao lado do filho Thomas. “São amigos pessoais, feitos em 32 anos de Brasil. Eu fico muito agradecido e emocionado com a participação de todos. É uma prova que temos um Brasil em plena forma e estamos todos juntos pela mesma causa”.  A maior parte dos pratos priorizou produtos da culinária brasileira, um pedido de Claude. “O uso de alimentos brasileiros começou  muito tímido e hoje está em plena forma. O produto nacional está crescendo de uma maneira inacreditável e a técnica dos chefs também. Temos uma cozinha brasileira moderna, que valoriza as raízes, o que é sensacional”, disse. No menu da dupla, Linguado com Pirão de Tucupi. “É um prato com acidez, uma marca da família Troisgros. Esse elemento tem a característica de fazer a boca salivar, o que melhora a percepção da comida”. Na finalização, por cima do linguado, foram repousadas folhinhas de jambo, planta capaz de deixar a ponta da língua dormente.

No próximo post, os pratos e entrevistas com Morena Leite com a Moquequinha de Aratu com Farofa de Beiju, Carla Pernambuco e sua Cocada de Forno e Celso Freire com o tradicional “Barreado”.

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!