Começa amanhã a 6ª edição da Festa do Vinho do bairro de Santana, em Piracicaba. A programação vai até domingo e contará com danças típicas, comidas e bebidas tirolesas, além de missa e shows musicais. Os visitantes poderão conferir a revitalização da praça do bairro, onde será realizado o evento. Pela primeira vez foi incluído no cardápio de comidas típicas a Cucagna, um prato típico tirolês que leva linguiça, polenta e mexido de ovos. O Trentino possui uma cozinha única e possui como base alimentos como crauti (chucrute), luganega (salsichão), batatas, speck (bacon) e strangola pretti (gnocchi de espinafre).

O bairro espera receber 20.000 pessoas nos três dias de evento e conta com o trabalho voluntário de 350 moradores da Associação de Moradores do bairro junto com a Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba. Amanhã as comemorações começam às 20h e no sábado às 18h. Domingo a programação será o dia todo, com início às 9h. A entrada é gratuita e o estacionamento R$ 15.

Para mamães que gostam de culinária transitarem tranquilas por todas as atrações, a festa contará com Espaço Kids, para deixar os filhos com monitores.

Não deixe de provar o vinho produzido pela própria comunidade para ser servido especialmente na festa. Ao todo, 24 cooperados cultivam parreiras e conseguem anualmente engarrafar 20 mil litros de vinho tinto seco e suave, branco, rosê e frisante!

Cardápio

Dentro do Salão: Cuscuz, Porção de Frango, Canederli, Cuccagna, Chopp, Bebidas: Refrigerante, água e suco de uva.

Almoço Domingo: Crauti, Porpeta, Arroz, Polenta, Frango, Carne de Panela, Batata, Salada, Farofa, Macarrão, Strangula Preti.

Fora do Salão: Cafeteria (Pães caseiros, café, capuccino), Doces, Sorvete, Cuscuz, Pastel, Batata Frita, Grostoli, Bebidas: Refrigerante, água e suco de uva, Sangria, Crepe, Churrasco, Chopp e Vinho.

Canedergli – Sopa típica Trentina com bolas feitas de pão e cozidas em um caldo de frango. Ingredientes: Pão, linguiça, Ovo, farinha de trigo, sal.

Doces – Mousse de Vinho, Mousse de Maracujá, Espeto de chocolate de Uva e Morango, Trufas, Caçarola Italiana.

Grostoli – Popular no Trentino (Norte da Itália), na Áustria e Suíça. Ingredientes: farinha de trigo, leite manteiga, açúcar, ovos, fermento, sal. Cobertura: pulveriza com açúcar e canela a gosto.

Cucagna – Fritada de ovos com tomates, linguiça, bacon e queijo.

Sangria- Batida com poupa de uva, vinho, gelo e leite condensado.

Crauti – Prato tradicional Trentino, existem várias receitas regionais com diferentes ingredientes. Esta, em especial, é uma forma popular da região de Meano.

Ingredientes: repolho curtido regofado, pimenta, sal, costelinha de porco defumada, bacon, calabresa

Strangula Pretti – Quer dizer “engasga Padre”, era o prato principal servido aos padres antigamente. Ingrediente: Massa => Farinha de trigo, sal a gosto, leite, ovos, chicória (espinafre). Molho => azeite, molho de tomate, cebola, carne moída ou linguiça.