Você está em:
Como a Alimentação também é importante para atletas do Poker

Como a Alimentação também é importante para atletas do Poker

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Como a alimentação também é importante para atletas do poker

Quando a gente pensa em atletas de alta performance, a primeira coisa que vem à nossa mente é um ciclista esgotado pelas pedaladas nas montanhas do Tour de France ou então alguém terminando a Maratona de Nova York. Geralmente a imagem de alguém jogando um jogo carteado não passa tanto pela nossa cabeça – afinal de contas, um joguinho de baralho na maioria das vezes é uma oportunidade para relaxar.

Bom, não é o caso para essas pessoas, atletas do poker. O poker, atualmente, é um dos esportes que mais cresce ao redor do mundo; E, além de uma base fiel de fãs, existem pessoas que ganham a vida com o poker lhes sendo sua profissão. São os jogadores de alta performance de poker; A questão é que para eles o esporte não é um passatempo qualquer, é seu trabalho. Assim, precisam otimizar tudo ao redor de si para que o desempenho nas mesas seja o melhor possível. E isso, obviamente, inclui uma alimentação saudável e balanceada. Da mesma maneira que uma corrida, uma pedalada ou uma partida de futebol, o cérebro também consome moléculas de ATP (energia) – às vezes até mais do que exercícios musculares.

Alguns jogadores de Poker viram até veganos

Embora alguns jogadores tenham mudado apenas alguns hábitos, alguns são mais incisivos nessas mudanças.  Daniel Negreanu (foto acima), um dos jogadores mais conhecidos e premiados do mundo decidiu se tornar vegano (ou seja, a “modalidade” mais hardcore do vegetarianismo). “O poker mudou; no passado, grandes jogadores eram obesos, agora eles são fit”, contou Negreanu para o site de comportamento Vice.  Além da questão da saúde, Negreanu tem uma consciência quanto aos tratos dos animais que viram comida. “Embora meu veganismo tenha começado absolutamente por conta da saúde, também há a questão ambiental e quanto à crueldade com animais. Do jeito que os animais são tratados são horríveis”. Negreanu, ao invés de comer fast food nas mesas – como é bastante comum nos torneios de poker – traz consigo comida feita em casa e bebe apenas bebidas naturais, como água de coco e sucos naturais (a maioria dos outros jogadores bebe energéticos carregados de açúcar).

Não são apenas os jogadores estrangeiros que estão mudando esse mindset. André Akkari, brasileiro praticante do poker de maneira profissional e bastante conhecido no circuito da modalidade, deu relato ao site da PokerStars sobre a mudança de estilo de vida ao final de 2013. Akkari começou a praticar exercícios físicos e notou que eles andam de mãos dadas com uma alimentação mais saudável. “A parte engraçada é quando minha mente começou a trabalhar no sentido contrário; batatas-fritas não eram mais tão apelativas”, disse Akkari. “Eu não conseguia ficar de fora dos exercícios, mesmo que eu conscientemente quisesse fazê-lo”, finalizou.

Exemplos são inúmeros – e novamente vem de jogadores com bom desempenho

Obviamente não dá para direcionar que a boa alimentação e a prática de exercícios físicos acabam sendo o principal fator que faz com que jogadores sejam campeões ou não. Mas é um insumo, um potencializador de resultados. Um jogador com muito açúcar no sangue pode sofrer com uma dor de cabeça na mesa de jogo. Outro, com prática corriqueira de exercícios, tem mais capacidade cardíaca para momentos de tensão na mesa. Fica claro quem acaba tendo vantagem.

Um dos primeiros campeões com origem amadora via internet na World Series of Poker  (espécie de Copa do Mundo da modalidade), Chris Moneymaker  também é um adepto de um estilo de vida mais saudável. “Uma das coisas que eu percebi de pronto foi que uma dieta saudável e mais exercícios fizeram com que eu me sentisse melhor, mais disposto”, disse Moneymaker em seu site oficial.

Seja como for, a alimentação adequada – e sem excessos, obviamente – é extremamente necessária para uma vida mais saudável e produtiva. Mesmo não sendo atletas que trabalham de modo pesado com os músculos, a teoria se prova verdadeira também no poker.

Como a alimentação é importante para atletas de poker.
Como a alimentação é importante para atletas de poker.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!