Você está em:
Cozinha Consciente por Chefs

Cozinha Consciente por Chefs

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Pratique Cozinha Consciente

Chefs do Menu Sustentável dão dicas para ter uma cozinha consciente em casa

Em sua 2ª edição em São Paulo e pela primeira vez acontecendo simultaneamente em Brasília, o Menu Sustentável, evento realizado pela Restaurant Week até 7 de setembro, reúne os chefes participantes para algumas dicas preciosas para fazer da cozinha de casa um lugar mais consciente. As dicas não são apenas sobre desperdício de alimentos. A lista traz uma porção de ideias fáceis de aplicar e que fazem a diferença na hora de minimizar os impactos ao meio ambiente.

De acordo com Fernando Reis, um dos idealizadores do evento, o mote do Menu Sustentável -, cozinha consciente que também acontece pela primeira vez em Brasília e deve ser ampliado nos próximos anos – é o de mostrar às pessoas que sustentabilidade também tem lugar na cozinha e que o nossas ações do dia a dia fazem toda a diferença quando o assunto é preservação.

Vivemos num tempo em que um dos temas mais recorrentes é a importância de cuidar do planeta e não apenas reparando os problemas já existentes, mas principalmente, evitando a criação de mais impactos negativos. É importante que cada um de nós contribua e crie um cotidiano sustentável, inclusive na hora de preparar as refeições. Esse é um dos pilares do festival e por isso, oferecemos dicas e receitas de grandes chefs para inspirar e gerar ações mais conscientes”, explica.

Cozinha Consciente – Com a palavra, os chefsAlciomar Geraldo, da Bibi Gastronomia acredita no poder da reciclagem. “Recicle! No trabalho e em casa, separe o lixo e, se não tiver coleta seletiva em domicilio, leve-o até o posto de coleta. A maioria das redes de supermercado oferece esse serviço. O mesmo vale para o óleo de cozinha. Recicle-o e não jogue dentro da pia, pois isso, além de entupir as tubulações, pode contaminar a água”.

O chef Leandro Arakawa, do A&C Sushi, recomenda alimentos frescos. “Compre alimentos frescos em vez de congelados. Comida congelada, além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida. É uma praticidade que nem sempre vale a pena”.

Para José Luiz da Silva, do Monet, a ordem é evitar o desperdício a qualquer custo. “Muitas das toneladas de alimento desperdiçadas por ano ainda estão próprias para o consumo. Aproveite ao máximo os legumes, frutas ou verduras, mesmo quando apresentem alguma parte deteriorada, que deve ser retirada com uma faca. Sobras de alimentos já produzidos podem virar deliciosos petiscos e bolinhos”.

Hideki Fuchikami, chef e proprietário do Hideki, fala sobre planejamento. “Planeje suas compras antes de ir ao supermercado. Dessa maneira, fica mais fácil reduzir o desperdício para que não se percam alimentos antes de serem usados. A aposta em produtos sazonais também é uma prática excelente.

Cozinha Consciente por Malu Franchini, que comanda o Caroline, fala de ações do cotiado que fazem a diferença. “Deixar as luzes apagadas durante o dia para economia de energia. Ficar de olho no uso da água na hora de lavar as louças, comprar o máximo possível de produtos a granel, evitando acúmulo de embalagens. Tudo isso vai impactar bastante na hora de falar de sustentabilidade aplicada ao cotidiano”.

Os chefs Paula Junqueira e Thales Leocádio do Big Veg Bistrô, falam da inclusão de produtos integrais nas refeições. “Propomos o uso de alimento integral, ou seja, na sua totalidade, aproveitando as cascas, talos e demais partes que podem e devem ser utilizadas, cada qual à sua maneira e com seu valor nutricional e, principalmente, medicinal. Alimentando-nos assim, com essa consciência, estamos criando um hábito diário que pode levar a uma profunda transformação para a saúde do planeta e pessoal”.

Do Chez Maria, Maria José da Silva observa o uso do botijão de gás. “Utilize com moderação o fogo do fogão. Regule a torneirinha do gás, para que mantenha a temperatura que deseja, evitando excessos”.

Iancho Aguirre, à frente do Gusta Bar, explica que reutilização é um coringa para a cozinha sustentável. “Reutilize a água de cozimento para desengordurar a louça, assim você economiza detergente. Ensaboe toda sua louça com a torneira fechada e enxague depois. Deixe os aparelhos que não estiver utilizando fora das tomadas ou desligados”.

O chef Andrzej Wica, do restaurante Maria Escaleira, fala sobre como economizar água e energia. “Como prática de sustentabilidade é bom utilizar lâmpadas de led, torneiras com desligamento automático, caixas acopladas para descarga. Além disso é bom não usar mangueira na limpeza e substituir sempre pela boa e velha vassoura”.

Cozinha Consciente por Renata Rodrigues, do Vila das Meninas, destaca que alimentos frescos também ajudam na redução do consumo de energia. “Utilize alimentos frescos. Além de trazer mais sabor à sua alimentação, isso reduz o consumo de energia de freezers. E dê preferência aos orgânicos. Além de não usar agrotóxicos, absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura tradicional”.

Pratique Cozinha Consciente

Pratique cozinha consciente com a dica de Chefs.
Pratique cozinha consciente com a dica de Chefs.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!