Comer peru no Natal é uma delícia. No entanto, acabamos fazendo isso apenas uma vez ao ano. Mas que tal dar uma esticadinha nessa tradição e reunir a família no dia 1º de Dezembro para montar a árvore e fazer uma ceia? A ideia é da Sadia e eu achei muito legal.

Pouca gente sabe, mas o dia correto para montar a árvore  é no quarto domingo antes do Natal, o período do Advento. E, já que domingo é o dia oficial do almoço em família, a Sadia, conhecida por sua forte ligação com as comemorações de final do ano, quer inspirar as pessoas a inaugurar oficialmente as celebrações, num movimento chamado Ceia da Árvore. Ou seja, aproveitar a oportunidade para que montem a árvore juntos, decorem a casa com itens natalinos, estejam com pessoas queridas, sorteiem o amigo secreto e experimentem uma nova receita do tradicional de peru.

“Percebendo que as pessoas têm deixado de lado a tradição e as comemorações de final de ano, a Sadia quer inspirar um movimento que incentive o resgate do espírito de união e confraternização tão importantes nessa época”, conta Patricia Cattaruzzi, Gerente Executiva de marketing da BRF. “Além disso, não podemos esquecer que esperamos o ano todo para saborear as delícias preparadas para a noite do dia 24, e a Ceia da Árvore é a oportunidade perfeita para nos reunirmos em volta da mesa para um almoço de domingo com um clima mais especial”, conclui.

Para ajudar na escolha do prato principal do almoço da Ceia da Árvore, a Sadia sugere a receita de Peru com Castanhas e Molho de Caju, preparada com o Peru Fácil Sadia:

Peru com Castanhas e Molho de Caju

Ingredientes:

1 Peru Fácil Sadia (aprox. 3,5kg)

Para o molho:

– 4 xícaras de chá de Suco de caju concentrado

– 3 colheres de sopa de Mel de abelha

Para as castanhas:

– 2 colheres de sopa de Qualy Cremosa

– 1 xícara de chá de Alho-poró cortado em tirinhas

– 2 xícaras de chá de Castanha-do-Pará quebradas grosseiramente

– 2 xícaras de chá de Castanha-de-caju sem sal

– 2 xícaras de chá de Castanha Portuguesa cozidas ou em conserva

Preparo:

Para o peru

Prepare o peru conforme as instruções da embalagem e reserve.

Para o molho

Em uma panela coloque o suco de caju e leve ao fogo. Cozinhe até reduzir pela metade e ficar encorpado. Desligue o fogo e misture o mel.

Para as castanhas

Em uma panela, aqueça a Qualy e frite o alho-poró até dourar. Junte as castanhas, prove e se necessário ajuste o sal.

Transfira o peru para uma travessa, acomode as castanhas ao redor e sirva em seguida acompanhado do molho de caju.

 Rendimento: 10 porções

Tempo de forno: 2 horas

Peru com castanhas e Molho de Caju! Celebre a Ceia da Árvore!

Peru com castanhas e Molho de Caju! Celebre a Ceia da Árvore!fere