Esta semana participei de uma degustação de vinhos da vinícola espanhola Ercavio, no restaurante Sassicaia (19-3377-4960), que abrirá as portas em breve em Piracicaba. O restaurante é da Chef Raquel Veiga, filha do médico Ivan Veiga. O restaurante ficou lindo, mas não vou contar detalhes, para deixar todos na expectativa. Mas digo, tem um lugar muito legal vindo por aí.

A apresentação dos vinhos foi feita por um dos sócios da vinícola, a alemã Alexandra Schmedes. Gostei muito do vinho rosé servido. Muito adequado para o nosso clima quente. Aliás, todos os vinho são elegantes e interessantes para serem harmonizados com vários tipos de menus. No jantar foi servida como entrada uma salada de polvo com vinagrete, de prato principal uma paella valenciana e sobremesa um creme de ovos com casquinha de caramelo. Tudo muito bem servido e uma delícia.

A vinícola está instalada em Toledo, a 70 km ao sul de Madri e eles são um dos poucos que cultivam a uva para vinhos brancos chamada La Malvar. A terra é calcária e o clima bem seco, quase sem umidade. Com isso, Alexandra comentou que as folhas das parreiras acabam servindo de proteção para os cachos de uva. O principal foco é na uva Tempranillo. A colheita é toda manual e do momento em que o cacho é cortado até o início da produção passam-se apenas 60 minutos. A maior parte do envelhecimento é em tonéis de barro.

A vinícola foi comprada pelo casal Margarida Madrigal e Gonzalo Rodriguez e pela amiga Alexandra, em 1999. “Antes eles vendiam toda a produção para uma vinícola, mas a nossa ideia foi mostrar que é possível produzir vinhos de qualidade naquela região”. “A Decanter é focada em garimpar bons vinhos de pequenos produtores e trazê-los para o Brasil”, comentou Rivaldo, proprietário do Empório Santa Clara (Piracicaba).

Os vinhos também possuem um preço excelente, com excessão do Ercavio La Plazuela, que em algumas safras nem chega a ser produzido. Ele foi premiado no guia espanhol de vinhos com 93 pontos. “Recomendo harmonizá-lo com um chocolate 80% e flor de sal. Fica excelente”, comentou Alexandra.

Confira abaixo os vinhos e as suas fichas técnicas:

PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: Ercavio Tempranillo Rosado 2011 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Tempranillo GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa. ELABORAÇÃO: Colheita manual em vinhas de 20 anos de idade média, na última semana de Setembro. Desengace total, com posterior início da maceração (8 horas), para extração da cor. Após a separação dos sólidos, o mosto é fermentado a 16°C, em tanques de aço inox, por 3 semanas. AMADURECIMENTO: 3 meses sobre as lias finas em cubas de inox. ESTIMATIVA DE GUARDA: 2 anos CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração cereja de média concentração. O nariz está focado nos morangos maduros sob delicado fundo floral. Na boca une corpo e afiada acidez que lhe dá garra e grande facilidade de prova. CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Focado nos morangos maduros sob delicado fundo floral. Corposo, mas de afiada acidez que lhe dá garra e grande facilidade de prova. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Perfeita aliança para uma clássica Paella; Frutos do mar simplesmente salteados no azeite e temperados com flor de sal e ervas; Galantina de frango com pistache. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 12°C PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:  ➢GUIA PEÑÍN 2013: 88 Pontos

PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: Ercavio Tempranillo Rosado 2011
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Tempranillo
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa.
ELABORAÇÃO: Colheita manual em vinhas de 20 anos de idade média, na última semana de Setembro. Desengace total, com posterior início da maceração (8 horas), para extração da cor. Após a separação dos sólidos, o mosto é fermentado a 16°C, em tanques de aço inox, por 3 semanas.
AMADURECIMENTO: 3 meses sobre as lias finas em cubas de inox.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 2 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração cereja de média concentração. O nariz está focado nos morangos maduros sob delicado fundo floral. Na boca une corpo e afiada acidez que lhe dá garra e grande facilidade de prova.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Focado nos morangos maduros sob delicado fundo floral. Corposo, mas de afiada acidez que lhe dá garra e grande facilidade de prova.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Perfeita aliança para uma clássica Paella; Frutos do mar simplesmente salteados no azeite e temperados com flor de sal e ervas; Galantina de frango com pistache.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 12°C
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
➢ GUIA PEÑÍN 2013: 88 Pontos

PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: La Malvar de Ercavio 2011 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Malvar (variedade autóctone da “Meseta de Ocaña”) GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária. ELABORAÇÃO: Colheita manual das uvas no ponto ótimo de maturação, no final de Setembro. Vinhas com mais de 30 anos de idade e em rendimentos muitos baixos. Maceração pré-fermentativa com as cascas por algumas horas. O vinho é então trasfegado para barricas novas de carvalho francês, onde ocorre a fermentação, com periódicas bâtonnages por 3 meses. Clarificação natural por decantação e posterior engarrafamento. AMADURECIMENTO: 6 meses em barricas novas de carvalho francês sobre as lias, com bâtonnages periódicas. ESTIMATIVA DE GUARDA: 5 anos CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Palha cristalino. Muito particular no olfato, com fruta tropical e anis, envolvidas por notas tostadas e balsâmicas. Proporcionado, fina expressão de amêndoas amargas, maduro, com delicioso frescor.  CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Particular no olfato, com fruta tropical, anis e amêndoas tostadas. Proporcionado, maduro, com delicioso frescor. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Atún a la Plancha (Atum grelhado na chapa, servido mal passado); Anéis de lula empanados e fritos no azeite; Moqueca baiana; Massas em preparações cremosas com frutos do mar. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 10-12°C PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:  ➢GUÍA PEÑÍN 2013: 90 Pontos

PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: La Malvar de Ercavio 2011
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Malvar (variedade autóctone da “Meseta de Ocaña”)
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária.
ELABORAÇÃO: Colheita manual das uvas no ponto ótimo de maturação, no final de Setembro. Vinhas com mais de 30 anos de idade e em rendimentos muitos baixos. Maceração pré-fermentativa com as cascas por algumas horas. O vinho é então trasfegado para barricas novas de carvalho francês, onde ocorre a fermentação, com periódicas bâtonnages por 3 meses. Clarificação natural por decantação e posterior engarrafamento.
AMADURECIMENTO: 6 meses em barricas novas de carvalho francês sobre as lias, com bâtonnages periódicas.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 5 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Palha cristalino. Muito particular no olfato, com fruta tropical e anis, envolvidas por notas tostadas e balsâmicas. Proporcionado, fina expressão de amêndoas amargas, maduro, com delicioso frescor.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Particular no olfato, com fruta tropical, anis e amêndoas tostadas. Proporcionado, maduro, com delicioso frescor.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Atún a la Plancha (Atum grelhado na chapa, servido mal passado); Anéis de lula empanados e fritos no azeite; Moqueca baiana; Massas em preparações cremosas com frutos do mar.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 10-12°C
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
➢ GUÍA PEÑÍN 2013: 90 Pontos

PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: Ercavio Selección Limitada 2009 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 90% Tempranillo (conhecida localmente como Cencibel), 10% Merlot. GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa. ELABORAÇÃO: Idade dos vinhedos dos vinhedos de 15-20 anos, condução “en vaso” (arbusto livre de sustentação). Colheita manual no final de setembro. A fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço inoxidável sem adição de leveduras cultivadas, com temperatura controlada a 28°C. O vinho é então trasfegado para as tinajas manchegas (ânforas de argila tradicionais) onde sofre a fermentação malolática. Posterior amadurecimento em barricas de carvalho. AMADURECIMENTO: 12 meses em barricas de carvalho americano. ESTIMATIVA DE GUARDA: 8 anos CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rubi com borda granada. Poderosa fruta aponta no nariz seguida de madeira balsâmica, defumado e após alguma aeração floral de rosa. Concentrado na medida certa, taninos muito finos, longo e de suculento final. CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Frutado poderoso seguido de madeira balsâmica, defumado e floral de rosa. Concentrado, rico em taninos finos, muito longo e de suculento final. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Queijo Manchego curado no azeite extra-virgem; Vitela ao molho de cogumelos frescos; Steak de filet ao molho caramelizado de especiarias. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16-18°C PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:  ➢GUIA PEÑÍN 2013: 88 Pontos

PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: Ercavio Selección Limitada 2009
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 90% Tempranillo (conhecida localmente como Cencibel), 10% Merlot.
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa.
ELABORAÇÃO: Idade dos vinhedos dos vinhedos de 15-20 anos, condução “en vaso” (arbusto livre de sustentação). Colheita manual no final de setembro. A fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço inoxidável sem adição de leveduras cultivadas, com temperatura controlada a 28°C. O vinho é então trasfegado para as tinajas manchegas (ânforas de argila tradicionais) onde sofre a fermentação malolática. Posterior amadurecimento em barricas de carvalho.
AMADURECIMENTO: 12 meses em barricas de carvalho americano.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 8 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rubi com borda granada. Poderosa fruta aponta no nariz seguida de madeira balsâmica, defumado e após alguma aeração floral de rosa. Concentrado na medida certa, taninos muito finos, longo e de suculento final.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Frutado poderoso seguido de madeira balsâmica, defumado e floral de rosa. Concentrado, rico em taninos finos, muito longo e de suculento final.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Queijo Manchego curado no azeite extra-virgem; Vitela ao molho de cogumelos frescos; Steak de filet ao molho caramelizado de especiarias.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16-18°C
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
➢ GUIA PEÑÍN 2013: 88 Pontos

 

PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: Ercavio Tempranillo 2011 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Tempranillo GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13,5° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa. ELABORAÇÃO: Idade dos vinhedos de 15-20 anos, condução “en vaso” (arbusto livre de sustentação). Colheita manual no final de setembro. A fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço inoxidável, com temperatura controlada. Engarrafamento. AMADURECIMENTO: Em tanques de inox, engarrafamento precoce. ESTIMATIVA DE GUARDA: 3 anos CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Linda coloração rubi com borda purpúrea luminosa. O caráter varietal está explícito com frutas vermelhas maduras e especiarias doces como o anis. Muito saboroso em boca, convidativo pela suavidade dos taninos, para o prazer imediato. CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Típico caráter varietal de frutas vermelhas maduras e alguma especiaria (anis). Muito saboroso, convidativo para o prazer imediato. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Excelente com embutidos; jamon ibérico e outros presuntos crus; Aves assadas; Carne de porco. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16°C PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:  ➢GUÍA PEÑÍN 2013: 89 Pontos

PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: Ercavio Tempranillo 2011
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Tempranillo
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13,5° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa.
ELABORAÇÃO: Idade dos vinhedos de 15-20 anos, condução “en vaso” (arbusto livre de sustentação). Colheita manual no final de setembro. A fermentação alcoólica ocorre em tanques de aço inoxidável, com temperatura controlada. Engarrafamento.
AMADURECIMENTO: Em tanques de inox, engarrafamento precoce.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 3 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Linda coloração rubi com borda purpúrea luminosa. O caráter varietal está explícito com frutas vermelhas maduras e especiarias doces como o anis. Muito saboroso em boca, convidativo pela suavidade dos taninos, para o prazer imediato.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Típico caráter varietal de frutas vermelhas maduras e alguma especiaria (anis). Muito saboroso, convidativo para o prazer imediato.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Excelente com embutidos; jamon ibérico e outros presuntos crus; Aves assadas; Carne de porco.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16°C
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
➢ GUÍA PEÑÍN 2013: 89 Pontos

PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: Ercavio Tempranillo Roble 2010 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100 % Tempranillo  GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14,5° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa. ELABORAÇÃO: Fermentação alcoólica sem adição de leveduras em cubas de aço inox à 28ºC. Maceração posterior para extrair a máxima complexidade. Malolática em tinajas (pequenos vasos) de barro. AMADURECIMENTO: 6 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. ESTIMATIVA DE GUARDA: 5 anos CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rubi de média concentração, borda levemente purpúrea. Expressivo, com frutado negro (cassis, amora) casado a baunilha e cedro. Ótima estrutura de boca, cheio, com frescor vibrante e longo final especiado. CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Expressivo, com frutado negro casado a baunilha e cedro. Estruturado, cheio, com frescor vibrante e longo final especiado. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Paleta de cabrito assada ao forno com ervas e especiarias; Carré de cordeiro ao molho de cogumelos; Escalopes de avestruz em redução de vinho tinto e zimbro. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16-18°C PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:  ➢GUÍA PEÑÍN 2013: 89 Pontos

PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: Ercavio Tempranillo Roble 2010
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100 % Tempranillo
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14,5° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa.
ELABORAÇÃO: Fermentação alcoólica sem adição de leveduras em cubas de aço inox à 28ºC. Maceração posterior para extrair a máxima complexidade. Malolática em tinajas (pequenos vasos) de barro.
AMADURECIMENTO: 6 meses em barricas novas de carvalho francês e americano.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 5 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rubi de média concentração, borda levemente purpúrea. Expressivo, com frutado negro (cassis, amora) casado a baunilha e cedro. Ótima estrutura de boca, cheio, com frescor vibrante e longo final especiado.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Expressivo, com frutado negro casado a baunilha e cedro. Estruturado, cheio, com frescor vibrante e longo final especiado.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Paleta de cabrito assada ao forno com ervas e especiarias; Carré de cordeiro ao molho de cogumelos; Escalopes de avestruz em redução de vinho tinto e zimbro.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16-18°C
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:
➢ GUÍA PEÑÍN 2013: 89 Pontos

PRODUTOR: Más que Vinos VINHO: La Plazuela 2005 REGIÃO: Castilla - Toledo  CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 80% Cencibel (Nome local da Tempranillo) e 20% Garnacha. Uvas provenientes de videiras de mais de 60 anos, conduzidas em gobelet. GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14,5° GL CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude. CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa. ELABORAÇÃO: Fermentacão natural em pequenas cubas de aço inox com temperatura controlada. Maceracão durante 15 dias. Malolática espontânea em tinajas típicas (ânforas). Engarrafado sem filtração. AMADURECIMENTO: 15 meses em barricas novas de carvalho francês e americano. ESTIMATIVA DE GUARDA: 10 anos + CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Rubi intenso com halo violáceo. Poderosa expressão de frutas negras em espírito conjugadas a tons balsâmicos, especiados (alcaçuz) e minerais. Impactante estrutura gustativa, com taninos firmes e aveludados, frescor estimulante e largo final. CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Expressa no nariz, frutas negras em espírito, especiarias e caça. Portentosa estrutura gustativa, com aristocrático equilíbrio. DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Ganso assado ao forno de barro com ameixas; Jarret de javali lentamente cozido, servido com legumes confitados; Cordero estofado (lentamente cozido com vinho tinto, louro, batatas, cravo, tomates, cebola e alho); Seleção de queijos duros curados. TEMPERATURA DE SERVIÇO: 18°C. Prévia aeração recomendada. PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE: - ➢GUÍA PROENSA 2010: 95 Pontos ➢GUÍA PEÑÍN 2011: 91 Pontos ➢	PARKER: 90 Pontos

PRODUTOR: Más que Vinos
VINHO: La Plazuela 2005
REGIÃO: Castilla – Toledo
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Vino de la Tierra de Castilla
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 80% Cencibel (Nome local da Tempranillo) e 20% Garnacha. Uvas provenientes de videiras de mais de 60 anos, conduzidas em gobelet.
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 14,5° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: O clima é marcadamente continental, com temperaturas muito elevadas no verão, ainda que as noites sejam bastante frescas, e invernos rigorosos. A pluviosidade é baixíssima na meseta alta de Ocaña, que se estende a 750m de altitude.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos com composição calcária e argilosa.
ELABORAÇÃO: Fermentacão natural em pequenas cubas de aço inox com temperatura controlada. Maceracão durante 15 dias. Malolática espontânea em tinajas típicas (ânforas). Engarrafado sem filtração.
AMADURECIMENTO: 15 meses em barricas novas de carvalho francês e americano.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 10 anos +
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Rubi intenso com halo violáceo. Poderosa expressão de frutas negras em espírito conjugadas a tons balsâmicos, especiados (alcaçuz) e minerais. Impactante estrutura gustativa, com taninos firmes e aveludados, frescor estimulante e largo final.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Expressa no nariz, frutas negras em espírito, especiarias e caça. Portentosa estrutura gustativa, com aristocrático equilíbrio.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Ganso assado ao forno de barro com ameixas; Jarret de javali lentamente cozido, servido com legumes confitados; Cordero estofado (lentamente cozido com vinho tinto, louro, batatas, cravo, tomates, cebola e alho); Seleção de queijos duros curados.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 18°C. Prévia aeração recomendada.
PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE: –
➢ GUÍA PROENSA 2010: 95 Pontos
➢ GUÍA PEÑÍN 2011: 91 Pontos
➢ PARKER: 90 Pontos

 

Paella Valenciana preparada pela Chef Raquel Veiga/Piracicaba.

Paella Valenciana preparada pela Chef Raquel Veiga/Piracicaba.