Tudo começa na escolha das sementes. Daí vem o plantio, a colheita, todos influenciados pelo clima e o manejo correto. O processo ainda segue com a secagem, seleção dos grãos e no final a torra especial à cada fábrica de café. Boa parte moe os grãos e entrega aos clientes embalagens práticas e que preservam todo o aroma. Muitas também vendem os grãos inteiros, para os clientes gourmets de café que possuem máquinas em casa. Vontade de muitos.

Mas todo esse processo perde força se não for feito corretamente. Quem faz o café tem influência direta no sabor que vai conseguir extrair dos grãos ou do pó. E é aí que entra as diferenças na extração do nosso brasileiríssimo cafezinho. É importante saber escolher o café certo para cada tipo de preparo, seja da máquina expresso ao coador.

*Café Expresso – muito consumido hoje em dias principalmente em padarias e lanchonetes. É feito com pressão e resulta em um café mais encorpado e que por cima leva aquele creme específico desse tipo de extração. A máquina de expresso consegue extrair o máximo sabor do café utilizado, seja ele bom ou ruim. A melhor forma é moer os grãos assim que for preparar o café e prensá-lo bem no espaço em que a água vai passar a todo vapor.
Agora você pode começar a observar: máquinas extraem um excelente café expresso em um tempo que varia de 25 a 30 segundos. A espessura do creme também conta. Segundo especialistas, deve estar entre 3 e 4 milímetros. Um creme espesso e duradouro, que permanece na xícara depois de tomar todo o café, é sinal de expresso bem retirado.

Agora que já sabe qual grão usar, participe da promoção e concorra a uma Cafeteira Francesa Le Creuset!

*Máquina Cápsulas – particularmente, acho que essas máquinas facilitam muito o nosso dia-a-dia, quando estamos com pressa e não abrimos mão de tomar um cafezinho. Elas também permitem provar diversos sabores e misturas. No entanto, ainda deixam à desejar em questão de qualidade do café extraído. A maioria possui baixa pressão. Mas o design sempre encanta.

*Cafeteira Manual – essas são para aqueles que realmente gostam de brincar de barista. Antes de tudo é preciso moer o grão na hora, muitas já vem com essa função acoplada. Depois é só dosar a quantidade certa de pó e deixar a máquina trabalhar. Acho um charme ter uma dessas em casas e depois do jantar servir o café pessoalmente aos seus convidados.

*Café de Coador – apesar de todas as invenções e tecnologias, acho difícil esse tipo de extração sair de moda. Vamos combinar que é o método que mais espalha cheirinho bom de café pelo ar. É o mais tradicional, mas nem por isso exige menos cuidados. Utilize cafés com moagem média ou fina e uma medida padrão: 80 a 100 gramas para um litro de água, de 5 a 6 colheres. Espalhe o pó no filtro igualmente e não aperte ele no fundo do filtro.
A água não deve ferver. Quando você ver sinal de que ela vai começa a ferver, desligue. Despeje a água em forma de caracol, das pontas para o centro do filtro, lentamente. No entanto, esse tempo também não deve passar de seis minutos, para o café não ficar amargo.

TIPOS DE MOAGEM (Preste atenção na embalagem antes de comprar)

– GROSSA: usada nas cafeteiras italianas ou francesas (como a Le Creuset que estamos sorteando,participe aqui)
– FINA: indicada para o café filtrado com pano ou papel, cafeteira elétrica para garrafa térmica
– MÉDIA: criada para o café expresso para obter a cremosidade necessária
– PULVERIZADA: gera um pó bem fino, usado no café turco, que usa o método da decantação

AGORA QUE VOCÊ DESCOBRIU A FORMA CERTA DE PREPARAR SEU CAFEZINHO NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DA PROMOÇÃO SENHORA MESA E CAFÉ MORRO GRANDE QUE ESTÃO SORTEANDO UMA CAFETEIRA FRANCESA LE CREUSET E DUAS XÍCARAS!!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO RESPONDENDO: QUAL O CAFÉ MORRO GRANDE CERTO PARA SER USADO NA CAFETEIRA FRANCESA LE CREUSET
CAFÉ TRADICIONAL MORRO GRANDE VÁCUO CAFÉ TODO AROMA, OU CAFÉ PARA SER MOÍDA NA HORA MORRO GRANDE?

RESPONDA!

CURTA A FAN PAGE : FACEBOOK.COM/MG.BONSMOMENTOS

E SE CADASTRE NO LINK
http://sorteie.me/facebook/compartilhar.php?id=147834

SORTEIO DIA 4 DE MARÇO!

BOA SORTE!