Você está em:
Fartura Gastronomia Acontece em Porto Alegre

Fartura Gastronomia Acontece em Porto Alegre

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

No final de semana de 16 e 17 de abril mais de 100 atrações gastronômicas e culturais de diversos estados brasileiros estarão reunidas no Festival Fartura Gastronomia Porto Alegre. O evento é uma parceria entre Projeto Fartura Gastronomia, composto de uma expedição, cinco festivais e canais de comunicação – livros, filmes, site e mídias sociais – e Destemperados, uma multiplataforma de gastronomia composta por site, redes sociais, guias e a Casa Destemperados.

A programação é resultado da pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos mapeia a cadeia produtiva gastronômica brasileira e acaba de percorrer todos os estados brasileiros.

Entre as diversas áreas do evento está o Espaço Chefs e Restaurantes, que receberá grandes nomes da gastronomia nacional: Onildo Rocha, do restaurante Roccia Cozinha Contemporânea, de João Pessoa, servirá o Mungunzá  do sertão e mar; Agenor Maia, de Brasília, prepara a Bochecha de porco desfiada com farofa crocante e picles de cebola; Carlos Kristensen, do Hashi Art Cuisine, de Porto Alegre, servirá o seu Ragu de espinhaço de cordeiro com polenta mole e Jaime Solares, do descontraído Borracharia GastroBar, leva a cozinha de Belo Horizonte para o evento com a Dobradinha com pé de porco e grão de bico.

O público do Festival poderá experimentar quitutes de diversas regiões do País, como o Quibe do Sertão, do Favorito Cozinha Típica, de Teresina, o Cogumelo Gigante recheado com Javali do La Caceria, de Gramado e o Pão de queijo recheado com pernil de lata e copa lombo, do A Pão de Queijaria, de Belo Horizonte.

O Fartura Porto Alegre também contará com aulas e degustações de convidados de todo o País, como o mineiro Leonardo Paixão, do restaurante Glouton, eleito como um dos trending restaurants pelo 50 Best Latin America em 2015, que levará a cozinha mineira contemporânea para o evento e Denise Rohnelt, pesquisadora e cozinheira de Boa Vista, Roraima, que ensinará a receita e origem de dois pratos típicos de sua região: a Damurida, prato da culinária indígena, e a Paçoca de carne de sol.

Já no Espaço Interativo SENAC, uma parceria com a instituição de ensino, o público literalmente coloca a mão na massa: a programação de aulas conta com Lia Quinderé, chef pâtissier da Sucré, de Fortaleza, Ceará, Juarez Campos, do Oriundi, de Vitória, Espiríto Santo, e Rafael Miralha, do restaurante Urucum, de Imbituba, Santa Catarina.

Destemperados e Projeto Fartura Gastronomia

Para Diogo Carvalho, um dos fundadores dos Destemperados, essa edição do Festival Fartura em Porto Alegre será um divisor de águas para o mercado da gastronomia: “Muito mais do que um festival, é um grande encontro de pessoas engajadas em uma causa maior, que é a valorização de profissionais, produtos e produtores do nosso país. Temos muito orgulho de fazer parte dessa iniciativa que conhece melhor do que ninguém o potencial gastronômico nacional, por serem os únicos a catalogar em foto, vídeo e texto o terroir de absolutamente todos os estados brasileiros”.

De acordo com o diretor geral do Projeto Fartura Gastronomia, Rodrigo Ferraz, “a importância de ter Porto Alegre em uma proposta de evento como esse é de poder mostrar a relevância e a importância cultural e econômica de produtores e cozinheiros visitados pela Expedição Fartura Gastronomia”.

Atrações Culturais

Para completar o evento e celebrar a gastronomia, o festival contará ainda com 34 apresentações culturais, entre shows e artes cênicas, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Kula Quinteto, de jazz e música instrumental, Samuca do Acordeon,  acordeonista do Rio Grande do Sul, e o músico e compositor Tonho Crocco.

As artes cênicas também estarão representadas com os grupos Teatro Mototóti, com o espetáculo O Vendedor de Palavras, que já foi assistido por mais de 80 mil espectadores por todo Brasil, Uruguai e Argentina; Teatro Palhaço Rabito, com o espetáculo La Perseguida, que circulou por todo o território nacional e levou o Prêmio Funarte Artes na Rua em 2011; e a Turma do Dionísio, com “O Mundo dos Brinquedos”, que conta a história de uma loja de brinquedos onde tudo pode acontecer.

 

Serviço:

FESTIVAL FARTURA GASTRONOMIA PORTO ALEGRE

Local: Estacionamento BarraShoppingSul Setor B

Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal – Porto Alegre/RS

Datas e horários:

16 e 17 de abril, sábado e domingo – das 13h às 23h

 

SOBRE OS ESPAÇOS

O Fartura Porto Alegre contará com 73 espaços gastronômicos dedicados à venda de comidas e bebidas, além de aulas e degustações.

Chefs e Restaurantes

O visitante poderá provar pratos de grandes chefs de diversos estados do País, feitos especialmente para o evento. Dividirão o espaço chefs como Onildo Rocha (PB), Jaime Solaris (MG), Agenor Maia (DF), Carla Tellini (RS), entre outros.

Petiscos, Lanches e Doces

O visitante poderá provar quitutes de diversos lugares do Brasil, como a comida piauiense, mineira e gaúcha.

Produtos e Produtores

Espaço dedicado à comercialização de produtos típicos de Minas Gerais, de Porto Alegre e diversas regiões do país.

Cozinha ao Vivo

Este ambiente permite ao público acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs, como Ivo Faria.

Aulas Senac

No local, chefs e profissionais que trabalham com gastronomia vão ministrar aulas teóricas abertas e gratuitas para o público.

Degustação Senac

Neste ambiente o público poderá conhecer os métodos de preparo e degustar pratos típicos de várias regiões do país.

Interativos

Espaço reservado para que as pessoas possam colocar a “mão na massa” sob a orientação de profissionais da área, como os chefs Lia Quinderé (Fortaleza, CE), Rafael Jacobi (Porto Alegre, RS) e Ariani Malouf (Cuiabá, MT).

Sobre o Projeto Fartura Gastronomia

O material que resulta da Expedição Fartura Gastronomia será apresentado ao público em eventos em quatro capitais do País (Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo e Belo Horizonte) e no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Esse material também é distribuído em canais de comunicação como livros, filmes, programas de rádio e redes sociais. Dessa forma, o projeto busca valorizar a gastronomia brasileira e explorar o segmento em todos os seus aspectos: uma determinada região, seus produtores e produtos, que inspiram receitas preparadas por grandes chefs da culinária nacional.

Sobre a Expedição Fartura Gastronomia

Desde 2012, a Expedição já percorreu mais de 68 mil quilômetros pelos 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Em cinco anos de pesquisa mais de 170 cidades foram visitadas e aproximadamente 450 personagens da gastronomia brasileira foram entrevistados.  Assim como nos outros anos a conclusão do trajeto dará origem a um livro e um documentário com relatos de todos os produtores visitados, além das receitas executadas pelos chefs que acompanharam as etapas utilizando os ingredientes de cada local.

Chef Onildo Rocha
Chef Onildo Rocha

Prêmios

Considerada a principal plataforma gastronômica em desenvolvimento no País, o Projeto Fartura Gastronomia, concorreu com 109 projetos de 50 países, e ganhou o second runner-up na categoria Inovação de Turismo do United Nation World Tourism Organization, braço da ONU para tratar de projetos de turismo no mundo.

Em 2014 o livro Expedição Brasil Gastronômico venceu o prêmio Jabuti na categoria Gastronomia e ficou em segundo lugar na categoria Culinary Travel do Gourmand World Cookbook Awards, a principal premiação de literatura gastronômica do mundo.

Já em 2015, o livro Expedição Brasil Gastronômico Volume II conquistou o segundo lugar na categoria Lifestyle/Sustentabilidade, também do Gourmand World Cookbook Awards.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!