Você está em:
Festival Paranaense de Cervejas Artesanais vai até domingo em Curitiba

Festival Paranaense de Cervejas Artesanais vai até domingo em Curitiba

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Promovido pela Procerva, Festival Paranaense de Cervejas Artesanais vai reunir grandes nomes do mercado cervejeiro nacional e internacional

As cervejas artesanais vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro e internacional. Nos últimos anos, uma grande variedade de rótulos e estilos tomaram conta do país, e estão cada vez mais presentes nos cardápios de bares, restaurantes e casas de cervejas especiais. Na cidade de Curitiba esse cenário não é diferente. Hoje, a capital paranaense se transformou em um grande polo cervejeiro, abrigando algumas das principais cervejarias do Brasil.

Para comemorar todo esse sucesso, a Associação das Microcervejarias do Paraná (PROCERVA) vai promover, nesta quinta (09), sexta (10), sábado (11) e domingo (12), o primeiro Festival Paranaense de Cervejas Artesanais, na cidade de Curitiba. “A multiplicação das microcervejarias na cidade e a reconhecida qualidade das cervejas aqui produzidas colocaram a capital paranaense na rota dos profissionais e apreciadores da bebida. Com o Festival Paranaense, queremos difundir os conceitos da cerveja artesanal e, também, destacar nossa produção”, explica Luciano Wengrzinski, presidente da PROCERVA.

Durante os quatro dias de evento, serão realizadas diversas atividades especiais, entre palestras e mesas redondas com grandes nomes do mercado. Serão discutidos temas como “Panorama do Mercado Cervejeiro”, “Fermentação”, “Uma História Lupulada”, “Produção de Cervejas Acidificadas”, “Ouro Verde da Polônia – aromas dos lúpulos poloneses”, “Defumação e Envelhecimento em Barril”, “A cerveja artesanal inserida no movimento Slow Food – Cervejaria Sustentável”” e “Tendências do Mercado Cervejeiro”.

No quadro de palestrantes estarão nomes como Jerry Gnagy e Austin Smythe, da Against The Grain (EUA); Marco Falcone, da Falke Bier (Brasil); Ronaldo Flor, da Gauden Bier (Brasil); Tobias Fischborn, da Lallemand (Alemanha); Rodrigo Ríos e Guido Arezo, da Cabesas Bier (Uruguai); André Junqueira, da Morada Cia Etílica (Brasil); Pete Slosberg (EUA); e Pawel Pilat, da Polish Hops (Polônia). O festival contará ainda com exposições de insumos, produtores e soluções; degustação e harmonização com cervejas raras; e diversas ações turísticas, como a edição especial do Beertrain by Bodebrown, visitas a cervejarias de Curitiba e região, jantares temáticos com chefs locais e visitas a bares e lojas especializados em cervejas especiais.

Outro grande destaque do Festival Paranaense de Cervejas Artesanais ficará por conta da realização da 6ª edição do South Beer Cup, principal concurso de cervejas artesanais da América do Sul, que acontece pela primeira vez na capital paranaense após passar por cidades brasileiras e argentinas. A edição curitibana da premiação será a maior da história. De acordo com números da organização, são 215 cervejarias inscritas, vindas de 9 países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. No total, o South Beer Cup contará com mais de 800 rótulos, que serão analisados por 35 juízes de diversas partes do mundo.

As principais bebidas do concurso serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze em uma grande festa de premiação, aberta ao público, que será realizada no Museu Oscar Niemayer, no dia 11 de junho, e deverá reunir milhares de pessoas. “O Festival Paranaense de Cervejas Artesanais será um marco histórico para o mercado cervejeiro paranaense e, também, para o mercado nacional. Será um momento único para interagir com grandes profissionais da área, descobrir as tendências em produção, analisar métodos de gestão no mercado cervejeiro e, logicamente, saborear cervejas excelentes”, completa Luciano.

Cerveja

Mercado nacional

Atualmente o Brasil é o 3º maior produtor de cervejas do mundo em volume de litros. Há cerca de 300 microcervejarias e mais de 1500 rótulos de cervejas artesanais no país. O Mercado de cervejas artesanais cresce 15% ao ano e o consumo deste produto no Brasil aumentou 36% de 2011 a 2014. E, de acordo com prognósticos da Mintel, o setor cervejeiro em geral deverá expandir 54% até 2019.

A programação completa do Festival Paranaense de Cervejas Artesanais será realizada no Museu Oscar Niemeyer (MON), das 12h às 20h. As inscrições para todas as atividades podem ser feitas pelo site www.procerva.com.br/festival2016 ou no MON nos dias do evento. Mais informações pelo e-mail eventos@procerva.com.br.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!