O Encontro Gourmet sábado em São Paulo rendeu e muito viu. Novas amizades, descobertas e experiências incríveis. Uma das aulas mais bacanas que assistir foi a de Food Design, ministrada pela E3 Fotografia. Adoro fotografia e até tive aulas na faculdade de jornalismo, mas foram seis meses mais superficiais e com máquinas da era peleozóica.

Aprendi dicas infalíveis e que devem servir de base para qualquer fotografia, que significa escrita da luz.

1) Luz é muito importante. Priorize a luz natural e evite o uso do flash que plastifica a foto,
2) “Respeite os alimentos” e procure qualidade nos produtos a serem fotografados. Respeite formas, cores e momentos do alimento,
3) Composição da foto. É importante pensar nisso. o prato, o garfo, o copo do lado, um guardanapo. Crie uma composição com equilíbrio, unidade, foco, fluxo e estética. Também evite usar pratos quentes, no mínimo mornos.
4) Ação: as fotos podem ter a participação de uma pessoa mostrando o prato. Eles deram no curso o exemplo de um azeite escorregando da colher em cima de um alimento. A foto ficou perfeita.
5) Antes de dar o clique reflita sobre enquadramento e corte da fotografia.

Agora as dicas mais bacanas da aula: monte um estojinho, assim como eu vou fazer, com pelo menos dois espelhinhos de bolsa, uma escova de dente e lanterninha. Gente, esse kit faz milagre na fotografia. Use o espelho para rebater a luz sobre o prato, seja ela natural ou artificial. Use a escova de dente para espirrar gotículas de água sobre o alimento. Isso dá frescor e tem um efeito fantástico na foto. Use a lanterna para iluminar um ponto do prato. Vá fazendo testes até conseguir o que quer.

Não posso deixar de falar de uma outra dica super legal também. Eu tenho uma mania de de focar muito no prato e no alimento que eu estou relatando. Não se esqueça de fotografar o lugar onde você está para marcar que esteve lá.

Composição de prato para aula de food design com E3 Fotografia

Fernando, produtor gastronômico e chef que trabalha na E3 Fotografia preparando a cena e o prato para ser fotografado!

Encontro Gourmet

Espero que aproveite as dicas assim como eu! Tem mais algumas dicas? Informações? Deixe o seu comentário!

Bjsss