Masterchef Brasil estreia hoje na Band às 22h45

Um dos competidores do Masterchef, Arian Carneiro de Mendonça, é de Campinas, publicitário, assina o blog Guia do Lugarzinho e é o braço direito da Revista Senhora Mesa na cidade! Hoje na estreia conheceremos todos os competidores e tem uma turma boa de blogueiros de gastronomia por lá! Vamos torcer!!!

Batemos um papo descontraído com Arian, que contou sobre como é participar do Masterchef, a maior competição de culinária do mundo, agora no Brasil! Aguardem! Cada capítulo tensão e emoção!!

Senhora MesaComo é participar do Masterchef?
Arian – Participar do MasterChef é uma experiência única e surreal. São muitas horas de gravação e constantes provações físicas e psicológicas. Nesse momento eu não posso falar muito sobre o programa, mas o que eu posso dizer é que a fama de ser a maior e mais dura competição de cozinheiros amadores do mundo é muito correta e merecida.

Senhora Mesa Como você começou a se interessar por cozinha?
Arian – Minhas primeiras aventuras na cozinha foram com a minha avó materna. Minha 1ªmemória na cozinha provavelmente também é a minha 1ª memória na vida! Me lembro das minhas mãos bem pequenas e redondas enrolando polpeta na cozinha da minha avó. Eu acho que eu devia ter uns 2 ou 3 anos de idade. O amor pela cozinha é algo que corre nas veias dos dois lados da minha família. Aprendi com a minha avó, com a minha mãe e com os meus tios (os homens de ambos os lados da minha família cozinham muito bem), mas a maior parte do meu aprendizado foi autodidata com programas de televisão. Comecei a me aprofundar nesse universo a partir da chegada da TV a Cabo e dos shows de gastronomia.

Senhora Mesa – Como surgiu a ideia do Blog?
Arian – A inspiração para criar o Guia do Lugarzinho nasceu muitos anos atrás (1993) quando eu li uma crônica do Luís Fernando Veríssimo no livro Comédia da Vida Privada. Nessa época a internet ainda era um sonho que aconteceria 2 anos mais tarde e para escrever um guia de restaurantes eu necessitaria de um investimento pessoal muito alto e constantes atualizações das versões impressas. Sendo assim, o Guia do Lugarzinho passou a ocupar um post-it no quadro de avisos do meu escritório. Esse post-it ficou lá parado por anos até o começo de 2011. Nessa época eu tinha largado o meu trabalho para cuidar da minha mãe que lutava contra um Câncer de Pâncreas. Diante da constante necessidade de cuidados, das internações e de aplicações de quimioterapia com horas de duração, eu necessitava de alguma coisa para ocupar a mente! Nesse momento o velho Post-it foi tirado do quadro de avisos e o Guia do Lugarzinho nasceu! Eu montei o blog inteiro sozinho e comecei a postar como hobby. O ano progrediu e ao mesmo tempo que a doença avançava o blog ganhava força. No final de 2011 o Guia do Lugarzinho foi eleito o 2º melhor blog de gastronomia pelo TOPBLOG e minha mãe faleceu no dia 21 de janeiro de 2012. Quando ela se foi o blog que nasceu como hobby tinha se tornado uma carreira. Ela sempre foi a minha grande inspiração! Ela me ensinou a nunca fazer o mesmo caminho e a buscar o desconhecido. Ela amava desbravar novos restaurantes comigo e era a minha maior fã. Tudo que conquistei até hoje eu devo ao seu amor e sua eterna inspiração.

Senhora Mesa – O que você mais gosta de cozinhar?
Arian – Amo cozinhar e amo aprender pratos novos. Gosto de explorar novos métodos e novos ingredientes da mesma forma que exploro novos estabelecimentos. Tenho uma grande dificuldade de escolher um prato ou um gênero como preferido, mas a minha namorada ama as massas que eu faço. O prato que eu mais gosto de preparar para ela é uma massa que usa muito amor em sua forma física na sua receita… o Fettuccine alla Matriciana. Para quem não sabe, a manifestação física do amor é o Bacon! Rs!