Confira o Resumo dos 3 Primeiros Episódios do Masterchef Profissionais

A última edição do Masterchef mal terminou e já fomos presenteados com a primeira edição do Masterchef Profissionais. Mas com a correria das últimas semanas não consegui acompanhar tanto quanto queria. Muita coisa já aconteceu e a competição está eletrizante. Resolvi colocar aqui um resumão pra ajudar você e eu também (rssss) a acompanhar as semanas seguintes.

ESTREIA MASTERCHEF PROFISSIONAIS

O Masterchef Profissionais estreiou dia 4 de Outubro, às 22h30. E pra quem não consegue ver nas terças-feiras, tem uma reprise no Discovery Home & Health mais cedo às 19h30. Os 14 cozinheiros com perfis muito diferentes  já tiveram experiência gastronômica em restaurantes ou projetos.

Os jurados, Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella, estão mais “durões” com um olhar mais crítico, o que é normal diante da experiência dos participantes.

Ao todo são 11 episódios e as provas se mostraram desde o início focadas em experiências exclusivas de profissionais, como o serviço em um restaurante lotado.

A cozinha ganhou utensílios mais específicos como termocirculador e defumador, muito usados pelos participantes durante as provas. A maior parte se mostrou bem à vontade principalmente com o termocirculador.

Por se tratar de Masterchef Profissionais, nas provas os jurados avaliam o participante 360º, como postura, desempenho e organização. Esta edição também conta com um vestiário onde o participante coloca ou deixa a dólmã antes ou depois das provas.

O vencedor vai ganhar R$ 170 mil, um Nissa Kicks 0km e o troféu de 1º Masterchef Profissional do Brasil. Os dois finalistas também serão premiados com R$ 1 mil por mês durante um ano em compras com o cartão Carrefour.

Conheça os 14 Participantes:

**Dário Costa: é de Santos e tem 28 anos. Já trabalhou na cozinha na Nova Zelândia, Itália e indonésia. Hoje está atuando em sua cidade.
**Dayse Paparoto: tem 31 anos e é de Mogi das Cruzes – SP. Já trabalhou com o chef Laurent Suaudeau e no Buffet Fasano e no Due Cuochi, em que era comandada por Ivo Lopes. Hoje está na cozinha do Feed Food, em Pinheiros.
**Eliane Carvalho: aos 54 anos e vinda de Cuiabá, a empresária é formada pela Le Cordon Bleu Paris e é dona do Bire Bistrô, na capital mato-grossense.
**Fádia Cheiato: mora em Americana e tem 25 anos. É formada pelo Senac Águas de São Pedro.
**Fernanda Emerich: é do Rio de Janeiro e tem 27 anos. No momento, atua como personal chef.
**Ivo Lopes: é de João Alfredo, no interior de Pernambuco e tem 40 anos. Autodidata, já esteve no comando de cozinhas de estabelecimentos como Pomodori e Due Cuochi.
**Izabela Dolabela: 30 anos e mora em Belho Horizonte. É formada em gastronomia e foca na cozinha funcional.
**Izadora Dantas: formada em gastronomia, tem 31 anos e com o filho Antônio.
**João Lima: tem 30 anos e cresceu entre Recife e São Paulo. Foi chef de confeitaria na Pousada do Zé Maria, em Fernando de Noronha, e no Due, da Bel Coelho, em São Paulo. Hoje é professor no Senac.
**Luiz Filipe Jacob: é especialista em massa e tem 25 anos. Trabalha em um resort cinco estrelas em São Roque, em São Paulo.
**Marcelo Verde: tem 27 anos e cozinha profissionalmente desde os 19 anos. Passou pelo Clos de Tapas, Kaa e Hotel Unique.
Priscylla Luswarghi: fez estágio no Dalva e Dito, do renomado chef Alex Atala. Mora em São José do Rio Preto e tem 27 anos.
**Ricardo Bonomi: é de Santos e tem 40 anos. Trabalhou por cinco anos no Grupo Fasano.
**Rodrigo Einsfeld: tem 35 anos e trabalha como chef há oito anos.

Masterchef Profissionais

Conheça os 14 participantes do Masterchef Profissionais.

O QUE ROLA

**O mais velho entre os participantes homens, Ivo Lopes é o mais experiente. Ele é autodidata, e cozinha muito bem. Já encontrei com ele em diversos eventos. Ele já chefiou cozinhas importantes como a do Pomodori e a do Due Cuochi, que eu adoro.

Masterchef Profissionais

Ivo Lopes é o mais experiente dos participantes e já liderou cozinhas como do restaurante paulista Due Cuochi que eu adoro!

**Dário Costa é do litoral e seu jeito humilde e desencanado, mas comprometido, tem feito ele crescer muito a cada episódio. Ele já viajou bastante, morando e trabalhando em restaurantes na Nova Zelândia, Itália e três meses em navios na Indonésia.

Dario Masterchef Profissionais

Dario é um concorrente focado e com experiência em países como Indonésia.

**João Lima tem 30 anos e não é do tipo de fazer amigos, nem lá no programa e nem fora. O público não gosta muito dele não. Responde a todos com muita grosseria. Faltou humildade na receita ali.

João foi taxado de arrogante no Masterchef Profissionais

João já é um dos participantes que não caiu no gosto do público. Foi taxado de arrogante desde o primeiro episódio.

EPISÓDIOS

1º)
Nessa estreia já foram disputadas logo de cara três provas e nas duas primeiras Eliane e Fernanda deixaram a competição. Na última prova, os quatro piores cozinheiros das duas provas encararam um desafio que simulou o serviço de um restaurante. Eles foram comandados pela chef Paola Carosella, e precisaram servir entradas, pratos principais e sobremesas para 30 convidados. Já nessa estreia João teve atrito com Paola. A eliminada foi Izadora, Fernanda e Eliana.

Fernanda também foi eliminada logo no primeiro episódio de Masterchef Profissionais.

Fernanda também foi eliminada logo no primeiro episódio de Masterchef Profissionais.

 

Izadora é eliminada no primeiro episódio do Masterchef Profissionais.

Izadora foi a primeira eliminada do Masterchef Profissionais.

Masterchef Profissionais

Eliane também fez parte do trio que saiu no primeiro episódio.

2º)
Dessa vez os cozinheiros do Masterchef Profissionais tiveram que replicar o arroz de bacalhau do restaurante Tête à Tête, que recebeu uma estrela no Guia Michelin 2016. Na prova final eles tiveram que criar a partir de ingredientes surpresas pratos em 20, 15 e 10 minutos. Pressão. Ao final, o candidato Ricardo Bonomi, que se enrolou todo com um purê de inhame, foi eliminado do programa. “Não consegui fazer o prato, não tive uma boa ideia, fui eliminado, faz parte do jogo”, falou ao deixar a competição, além de insinuar que o programa teria alguma “armação” com competidores.

Masterchef Profissionais

Ricardo não se saiu bem e foi eliminado no segundo episódio de Masterchef Profissionais.

3º)
Esse programa já começou tenso, com o João atacando a jurada Paola. Eles encararam a primeira prova em equipe e tiveram que preparar um menu completo para 90 convidados, entre eles os jurados do X Factor, Alinne Rosa, Di Ferrero, Paulo Miklos e Rick Bonadio. O time azul foi liderado pela Dayse e o vermelho pelo Ivo.
O Ivo e a Priscylla tiveram uma super discussão. Aliás, não sei se por ego, falta de companheirismo ou competição pura, mas os cozinheiros não estão deixando nada passar em branco. No melhor estilo bateu levou. Nessa discussão a Priscylla reclamou da montagem da sobremesa e foi repreendida pelo Ivo que disse “fica transquila, o capitão sou eu, deixa comigo”. Depois meio que se entenderam.
A equipe vermelha se saiu melhor e a azul foi para a prova de eliminação. O pior prato foi o da Izabela que preparou um coelho desossado e recheado que os jurados não gostaram. E ao sair da cozinha, ela criticou o clima da cozinha. “Eu nunca pensei em ser a campeã do programa. Acho até que fui bem longe. Mas, a verdade, é que o ambiente da cozinha é muito machista. Geralmente o homem é o chef e a mulher é quem cozinha”.

Polêmica, esse assunto “dá pano pra manga”. Acho que depende da cozinha, do restaurante, da cidade, do objetivo do trabalho….

Izabela deixou a competição no terceiro episódio.

Izabela deixou o Masterchef Profissionais no terceiro episódio após não agradar com sua receita de coelho recheado.