Piracicaba está com um prato classificado na 12ª Etapa do Festival Gastronômico Sabor de SP (Região de Campinas), e participará da eliminatória que acontece hoje no Senac Campinas, a partir das 17 horas com prato da chef Sanny Braga, do Navegantes Restaurante

O prato “Pintado Cheio de Encantos”, da Chef Sanny Braga, do Navegantes Restaurante, representará a cidade de Piracicaba entre os 10 finalistas desta etapa. O Festival é dividido por etapas e regiões, e já passou por Sorocaba, São José do Rio Preto, Taubaté, Marília, Santo André, Barretos, Registro, Araçatuba, Ribeirão Preto, Franca e Presidente Prudente, que são onze das quinze cidades-anfitriãs que pertencem às macrorregiões do Estado participantes do evento. Além desta etapa em Campinas, ainda faltam as etapas regionais programadas para acontecer nas cidades de Bauru, São Carlos e Santos.

O Festival Sabor de SP é um projeto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, realizado pela Revista Prazeres da Mesa com apoio educacional do Senac São Paulo, e tem como objetivo fomentar, tornar público e perenizar os ingredientes, matérias-primas e pratos típicos dos quatro cantos do Estado de São Paulo, já que a gastronomia é um dos principais produtos associados ao Turismo. O Festival pretende ainda dar destaque para a utilização dos produtos agropecuários produzidos em cada região.

“É importante destacar que incentivar a gastronomia sempre resulta em mais atrações e, consequentemente mais turistas, e assim o crescimento da atividade econômica, o que gera mais empregos e renda”, disse o secretário de Turismo, Cláudio Valverde, idealizador e entusiasta do programa.

Os dez pratos conhecidos em cada etapa eliminatória serão submetidos à avaliação de um júri especializado e pelo voto popular, que selecionarão quatro vencedores de cada macrorregião (totalizando 60 pratos), que serão conhecidos na Etapa Final do Festival, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, no Parque Vila Lobos, na capital paulista.

O Chef Padrinho da Etapa Campinas deste ano é Ivan Achcar que, às 15 horas, dará uma aula de gastronomia sob o tema: ‘A cozinha crioula de São Paulo: ensaios sobre os imigrantes e a transformação de suas receitas’. Na oportunidade o chefe irá preparar três receitas: quibe cru de cordeiro em textura de memória com salada de perfume do Oriente Médio; Paleta de porco com especiarias cozida lentamente com purê de feijão branco e chocolate branco e por último o Terrine de chocolate. Na sequência, às 17 horas, o público que se inscreveu antecipadamente para participar do evento, poderá degustar os 10 pratos classificados para esta etapa, sendo eles:

▪ Picanha Querida Jundiaí – Jundiaí

Porquinho foi à feira – Bragança Paulista

Casquinha de Truta Defumada – Águas da Prata

Pintado Cheio de Encantos – Piracicaba

Empada Odessa – Nova Odessa

Jachtschotel prato do caçador – Holambra

Costela suina ao molho de jabuticaba com farofa invertida de banana – Campinas

Polenta Monte Traviú – Jundiaí

Figo com Chocolate – Valinhos

Bolo de Brigadeiro Crocante com Café – Espírito Santo do Pinhal

“Ficamos felizes da cidade de Piracicaba participar mais uma vez como finalista da etapa regional de Campinas, pois sabemos que as receitas vencedoras terão lugar garantido no Guia Turístico-Gastronômico Sabor de SP, que será lançado pela Secretaria de Turismo do Estado no final do Festival.”, afirmou Rose Massarutto, secretária de Turismo de Piracicaba, que estará presente na eliminatória de Campinas, “É importante prestigiar os Chefs que participam deste Festival representando nossa cidade, pois estão contribuindo também com o fomento do turismo gastronômico de Piracicaba”.