Concurso Piracicaba Beer Cup Abre as Portas para a Produção de Cervejas Caseiras

Uma turma apaixonada por cervejas artesanais se uniu para criar o Concurso Piracicaba Beer Cup, o primeiro do tipo em Piracicaba, com apoio da Revista Senhora Mesa e dos patrocinadores Lamas, Mistura Fina Beer Shop e Niquito Stamp. Entre um gole e outro André Cancegliero, sommelier na Cervejaria Urbana, Patrick Zanello, sommelier na Cervejaria Schornstein, Paulo Feijão, sommelier na Cervejaria Dama Bier, Paulo Zanello, do canal no Youtube, Degustube, Rodrigo Ueno, bier-colunista na Revista Senhora Mesa e Thomas Niquito, do Homebrewschool by Beerthom criaram o projeto. Uma prova à cegas vai definir os vencedores no dia 5 de dezembro.

O concurso vai abrir as portas para até 50 produtores artesanais de cerveja de Piracicaba e região. Visa estimular o aprimoramento técnico dos cervejeiros, a qualidade das cervejas caseiras produzidas através de feedbacks de profissionais através de fichas de avaliação. Reunimos alguns especialistas (mestres cervejeiros, sommeliers e cervejeiros caseiros) com o propósito de alinhar um regulamento justo e harmônico com a cultura homebrew difundida mundialmente”, disse Rodrigo Ueno.

O evento inicialmente julgará 50 amostras, prezando principalmente pela qualidade na avaliação que será entregue aos inscritos. A ideia é que nos próximos anos, o Piracicaba Beer Cup faça parte da agenda nacional de concursos cervejeiros e abranja cada vez mais os produtores caseiros espalhados pelo Brasil!

Piracicaba Beer Cup

São apenas 50 vagas e as inscrições vão até dia 23 de novembro. No dia 7 de dezembro ocorre o evento que premiará os três melhores cervejeiros. A taxa de inscrição é R$ 40. Acesse o site, confira o regulamento completo. www.piracicababeercup.com.br.

Pode participar qualquer cervejeiro caseiro de Piracicaba e Região, maiores de 18 anos, independente de experiência e tempo de produção e que não tenham nenhum envolvimento comercial com cervejarias já existentes e formalizadas. Neste concurso não será permitida a inscrição de cervejas por membros da organização do concurso e nem a inscrição de cervejas por juízes e auxiliares do concurso. Para que todos possam participar, será permitido um número máximo de uma (01) inscrição por cervejeiro.

Serão aceitas garrafas específicas para cerveja de vidro apenas de cor âmbar no volume de 330 ml (caçulinha), 355 ml (long neck), 500ml e 600 ml (padrão comercial de 600 ml com ou sem o relevo com a inscrição “Cerveja” e caçula). Serão aceitas apenas tampas metálicas tipo coroa pry-off ou twist top de cor prata, dourada, branca, preta, branca ou preta com a inscrição “Cerveja Artesanal” e branca ou preta com a “Fórmula + Cerveja”, conforme consta no Anexo I – Tipos de Garrafas e Tampas Permitidos.

Além disso, todas as garrafas devem estar limpas e sem cola, tinta ou outro rótulo que não seja requisitado pela competição. O participante deve enviar exatamente 3 garrafas de amostras.

A Organização do concurso nomeará uma Equipe de Triagem que fará a recepção, verificação e codificação das amostras de cerveja. Conforme ocorre nos concursos sancionados pelo programa do AHA/BJCP, esta equipe não poderá inscrever amostras para este concurso. Será retirada a etiqueta de identificação de cada amostra e atribuído a ela um número aleatório, de modo a tornar as amostras anônimas para o julgamento.

A Equipe de Triagem guardará a relação entre a identidade da amostra e seu número de inscrição em completo sigilo até o final do julgamento de todas as cervejas até o anuncio dos vencedores.

As amostras para o concurso, com inscrição e pagamento previamente realizados, deverão ser enviadas ou entregues apenas para o seguinte:

Armazém XV
A/C: Rafael Martins
Avenida Dois Córregos, 1650 Bairro Dois Córregos 13420-835 – Piracicaba, SP

Entrega Física:
– Terça-feira a Sexta-feira das 14:00 às 20:00. – Sábado em horário previamente combinado.

Telefones de contato (19) 2534-0669 e (19) 98189-0014

Os seguintes critérios serão avaliados de acordo com cada estilo com pontuação de 0 a 50.

a) Aroma (12 pontos): malte, lúpulo, ésteres e outros aromáticos.
b) Aparência (03 pontos): cor, limpidez e colarinho (retenção, cor e textura). c) Sabor (20 pontos): malte, lúpulo, características da fermentação, equilíbrio, final/retrogosto e outras características de sabor.
d) Sensação na Boca (05 pontos): corpo, carbonatação, calor (álcool), cremosidade, adstringência e outras sensações palatais.
e) Impressão Geral (10 pontos): prazer geral ao degustar a amostra.

A divulgação dos resultados do concurso ocorrerá em evento realizado no dia 07 de dezembro de 2015, as 19:30, no Armazém XV em Piracicaba – SP. Também serão divulgados os resultados através do site www.piracicababeercup.com.br, perfil do facebook Piracicaba Beer Cup e também na Senhora Mesa.

Serão premiados os 3 primeiros colocados, e todos os inscritos serão

Todos os inscritos receberão após a divulgação dos resultados, as fichas de avaliação da sua cerveja, contendo pontuação, descrição da análise, identificação de problemas e sugestões de melhorias.

Não perca as datas:

29 de Setembro à 23 de Novembro – Prazo para inscrição/pagamento
– 29 de Setembro à 27 de Novembro – Prazo para recebimento das amostras
– 05 de Dezembro – Julgamento (presença somente dos organizadores)
– 07 de Dezembro – Evento de premiação (todos os participantes)

SAC: contato@piracicababeercup.com.br

Curta nossa página: www.facebook.com.br/piracicababeercup