Há 54 anos um conselho curador é responsável em revelar no Brasil livros dignos do Prêmio Jabuti. Este ano, a gastronomia contou com destaques dos termos do universo do vinho, a comida simples e saborosa e curiosidades sobre o mundo de diversos pratos do mundo. Confira os vencedores:

Com o livro Ambiências: Histórias e Receitas do Brasil, a chef Mara Salles, do Tordesilhas, conquistou o primeiro lugar no 54º Prêmio Jabuti. O livro traz receitas do cotidiano à pratos exóticos da Amazônia. Passeia pela deliciosa culinária mineira e pelos segredos do cerrado. O leitor ainda conhecerá histórias das viagens da chef pelos quatro cantos do Brasil. Nascida no interior de São Paulo, em uma fazenda de café, ela foi para a capital ainda jovem onde trabalhou por muitos anos como bancária. Logo depois abriu seu primeiro restaurante, o Roça Nova e em 1990 montou o Tordesilhas, que hoje fica na rua Bela Cintra e é consagrado como um dos melhores em gastronomia brasileira.

O segundo lugar ficou com a escritora Roberta Malta Saldanha, bacharel em comunicação social, com o livro Histórias, Lendas e Curiosidades da Gastronomia . O livro conta curiosidades sobre a origem de bebidas e pratos e utilização de ingredientes. Com linguagem simples e leve, Roberta Malta apresenta os fatos em forma de dicionário. Ela já trabalhou em diversas publicações como Exame Vip, Veja Rio e Veja. Foi a idealizadora da revista Pense Leve e em 1995 foi a responsável pelo primeiro evento enogastronômico brasileiro, o Boa Mesa.

Já com o livro Dicionário do Vinho, a dupla Maurício Tagliari e Rogério de Campos levou o terceiro lugar do prêmio e nós, leitores, a chance de conhecer termos diferentões que os enólogos vivem verbalizando de boca cheia e muitas vezes parece que estão falando grego.

 

Ambiências: histórias e receitas do Brasil – Mara Salles – Editora DBA

 

Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia – Roberta Malta Saldanha – Editora SENAC Rio

 

Dicionário do vinho – Maurício Tagliari e Rogério de Campos – Companhia Editora Nacional