Você está em:
Prefeitura de Piracicaba Lança Selo Turístico Gastronômico

Prefeitura de Piracicaba Lança Selo Turístico Gastronômico

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Prefeitura de Piracicaba Lança Selo Turístico Gastronômico

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Setur, e em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária (CVS)/Secretaria Municipal de Saúde e com a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), lançaram o programa “Selo Turístico Gastronômico”, que tem por objetivo principal incentivar a qualificação profissional e a melhoria nos serviços de restaurantes e bares que fazem parte do circuito turístico da cidade de Piracicaba. O programa conta ainda com apoio da Secretaria de Trabalho e Renda – Semtre, Sebrae, Acipi e Aplafar

O projeto prevê o lançamento de cinco categorias de selos, sendo elas: Segurança Alimentar (selo I), Atendimento e Serviços (selo II), Infraestrutura – edificações e instalações (selo III), Alta Gastronomia (selo IV) e Sustentabilidade (selo V). Nesta primeira etapa do programa Selo Turístico Gastronômico, que foi lançado ontem (02), os restaurantes e bares já poderão solicitar o “Selo I – Segurança Alimentar” e o “Selo II – Atendimento e Serviços”. No entanto, somente os estabelecimentos que forem contemplados com o Selo I – Segurança Alimentar, serão avaliados para adquirir o próximo selo, de Atendimento e Serviços.

De acordo com a Secretária de Turismo, Rose Massarutto, “Estamos lançando inicialmente estes dois selos, que avaliam critérios primordiais para o funcionamento de qualquer estabelecimento gastronômico, e posteriormente, no próximo ano, serão lançados os outros três selos que complementam o projeto e avaliarão outros quesitos como infraestrutura, alta gastronomia e sustentabilidade”.

O Selo Turístico Gastronômico é uma certificação de qualidade que será concedida aos estabelecimentos que se enquadrem nos padrões de qualidade e de segurança alimentar regulamentados pela Vigilância Sanitária, auxiliando turistas e moradores a identificarem os estabelecimentos gastronômicos que garantem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Também será um elemento de reconhecimento àqueles que investem em gestão e qualidade no funcionamento de seus estabelecimentos, incentivando constantes melhorias e a competitividade saudável neste mercado.

Poderão solicitar os Selos Turísticos Gastronômicos os estabelecimentos licenciados junto ao Município de Piracicaba, que tenham atividades enquadradas em “bares e restaurantes”, e atuação no desenvolvimento do turismo gastronômico da cidade, e que proporcionam ao visitante a experiência de conhecer e saborear ingredientes e peculiaridades da cultura local.

O processo de inscrição para a solicitação dos selos será anual, no período de 02 (dois) meses de cada ano, que serão estipulados pela Secretaria Municipal de Turismo. Os estabelecimentos interessados em receber o(s) selo(s) poderão solicitar seu enquadramento em cada uma das categorias, observando a ordem estabelecida pelo projeto.

Cada categoria do selo terá validade de 02 (dois) anos, sendo que o estabelecimento poderá, dentro deste período de validade, solicitar a renovação do selo já obtido e/ou avançar nas demais categorias. A obtenção de nova categoria implicará na revalidação do selo e em nova impressão do mesmo.

Inscrições

As inscrições acontecem do dia 02 de maio ao dia 01 de julho, na Secretaria de Turismo de Piracicaba, que fica localizada à Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – 8º andar – Centro – Piracicaba/SP.

Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição disponível no sitewww.setur.piracicaba.sp.gov.br ou na Secretaria de Turismo de Piracicaba, juntar às cópias dos documentos solicitados (cópia do Alvará Sanitário vigente ou do protocolo de renovação; cópia do CNPJ do estabelecimento; cópia do SIL vigente; cópia da ASO – atestado de saúde ocupacional de todos os funcionários), e entregar na Secretaria de Turismo até o dia 01 de julho. A inscrição é gratuita e facultativa.

Depois do período de inscrição, uma comissão de avaliação realizará uma visita aos inscritos para avaliar se o estabelecimento está dentro dos padrões e normas estabelecidos. Após o período de visitas e avaliações dos processos, os estabelecimentos que estiverem dentro dos padrões e aptos para recebimento do selo I, terão seus nomes divulgados no site da Secretaria Municipal de Turismo e serão convidados para receber o selo em data agendada pela Setur.

Caso o estabelecimento esteja fora dos padrões, poderá solicitar um parecer da Setur sobre o que é necessário para que se adeque aos padrões e se inscreva novamente para pleitear o selo no próximo ano. Saiba mais sobre o selo no site da Secretaria de Turismo – www.setur.piracicaba.sp.gov.br, pelo telefone (19) 3403.1275 ou setur@piracicaba.sp.gov.br

lançamento-selo-turistico-piracicaba

ANOTE
Período de inscrição: 02 de maio ao dia 01 de julho
Informações sobre Inscrições: podem ser obtidas pelo site www.setur.piracicaba.sp.gov.br, telefone (19) 3403.1275 ou e-mail setur@piracicaba.sp.gov.br ou pessoalmente na Secretaria de Turismo de Piracicaba.
A inscrição é gratuita e facultativa
Clique aqui para abrir (e fazer download em PDF) da Cartilha do Selo Turístico Gastronômico
Realização: Prefeitura de Piracicaba, Setur, Secretaria Municipal de Saúde/ Centro de Vigilância Sanitária, Curso de Nutrição da Unimep
Apoio: Semtre, Sebrae, Acipi e Aplafar

Fonte: Setur

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!