Você está em:
USF Sedia Encontro Internacional de Gastronomia

USF Sedia Encontro Internacional de Gastronomia

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

USF recebe 15 Chefs, sendo 5 Brasileiros e 10 da América do Sul

Durante os dias 10, 11 e 12 de setembro a Universidade São Francisco (USF) sediará o Encontro Internacional de Gastronomia (EIG), no Campus Bragança Paulista. O evento contará com quinze chefs de cozinha, sendo cinco brasileiros, representando diferentes regiões do país e dez vindos de países da América do Sul. As inscrições podem ser feitas até 10 de setembro. A realização do evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Bragança Paulista e tem o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), além da USF.

Os alunos do curso Superior de Gastronomia da USF, em conjunto com os chefs do EIG, irão contribuir na produção dos pratos gastronômicos. O Curso da USF é referência na região de Campinas e no país. Neste mês, conquistou o conceito 5, em uma escala que vai de 1 a 5, na avaliação  do Ministério da Educação (MEC), que analisa corpo docente, instalações físicas e projeto pedagógico, reafirmando a excelência no ensino. No estado de São Paulo, a Universidade está entre as únicas cinco Instituições de Ensino Superior (IES), das 58 que oferecem o curso de gastronomia a obterem 5, no Conceito de Curso (CC). No Brasil, das 160 escolas de gastronomia, apenas 11 conquistaram o conceito máximo. “Atualmente, percebeu-se que os países da América Latina, incluindo o Brasil, têm uma gastronomia marcante com ingredientes próprios, além de excelentes profissionais. Neste cenário, incentivar a participação de alunos e profissionais de gastronomia em um evento como o EIG tem o objetivo de aproximar e fortalecer a gastronomia Latina, além de promover a discussão sobre o futuro da gastronomia brasileira, explicou a professora Andréia Pimentel, coordenadora do Curso.

Todas as palestras do evento terão entrada gratuita e serão realizadas no Salão Nobre da USF. No primeiro dia se apresentam os chefs internacionais: Jorge Irusta (Argentina), Cláudio Briceño (Chile), Sarita Garofalo (Paraguai), Lucero Zapata (Colômbia) e Mercedes Salazar (Peru). Ainda no dia 10, o chef Alessandro Dirienzo irá preparar receitas típicas da região Sul do País.

Outros destaques da programação são os chefs German Davallos (Bolívia), Gabriel Mangini (Uruguai) e Juan Hassan (Venezuela), enquanto que na gastronomia brasileira, os chefs Rodrigo de Oliveira (Mocotó), Elzinha Nunes (Chef TV), e Cidinha Santigo (parceira de Edu Guedes na Record) farão pratos do Nordeste, Minas Gerais e São Paulo.

O encerramento do evento contará com a participação dos chefs André Obiol (Equador) e Carlos Soares (Amazônia), além de uma amostra da premiada confeitaria do chef Luiz Farias (Academia Bunge). Também serão homenageados chefs que contribuíram para a gastronomia nacional, como Silvio Lancellotti e Roberto Stippe.

Após o Encontro Internacional de Gastronomia (EIG), os chefs ainda participarão de um grande jantar beneficente e da 4º Edição da Festa da Linguiça de Bragança Paulista, em que serão os jurados do Concurso Gastronômico Sabores de Bragança que anualmente elegem o melhor prato feito com a famosa linguiça da cidade.  As inscrições devem ser feitas pelo no site usf.edu.br/eig.

 

Serviço

Evento: Encontro Internacional de Gastronomia

Data: 10, 11 e 12 de setembro

Local: Salão Nobre da Universidade São Francisco (USF), Campus Bragança Paulista

Inscrições: Até às 9h do dia 10 de setembro

Site para inscrição: usf.edu.br/eig

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!