Você está em:
UXUA lança cardápio de opções vegetarianas e orgânicas para seus hóspedes

UXUA lança cardápio de opções vegetarianas e orgânicas para seus hóspedes

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Hotel cinco estrelas em Trancoso aposta em releituras de receitas de clássicos do sul da Bahia

Comprometido com a gastronomia orgânica e fornecedores locais desde sua inauguração, em 2009, o UXUA Casa Hotel & Spa amplia as opções vegetarianas em sua cozinha, lançando menu com seções dedicadas às receitas sem nenhum tipo de carne (vermelha, branca ou frutos do mar). A iniciativa é resultado do interesse de seu fundador, o designer holandês Wilbert Das, em buscar opções sustentáveis para o empreendimento, incluindo desde alimentação até a arquitetura de suas doze casas autorais, criadas com 100% de materiais ecológicos, como madeira de demolição, pisos reutilizados, móveis antigos e artesanato dos índios e moradores do vilarejo.

Com a novidade, os hóspedes poderão degustar a tradicional culinária baiana com leves toques da cozinha internacional, trazida para Trancoso pelos hippies na década de 1970, além de especiarias africanas que se misturam a influências indígenas e portuguesas. O novo cardápio mostra uma grande variedade de pratos vegetarianos para diferentes momentos do dia: entradas, saladas, acompanhamentos e pratos principais que incluem massas e sanduíches. Todas as receitas são elaboradas com vegetais, legumes, frutas, queijos e temperos de fornecedores orgânicos locais, além de alguns ingredientes que são colhidos no próprio jardim do UXUA, como o cacau que é utilizado em seus sorvetes e doces artesanais produzidos diariamente.

beach-fit-Uxua-senhora-mesa
UXUA Casa Hotel & Spa têm fornecedores locais de produtos orgânicos.

Entre os destaques da gastronomia fusion oferecida ao público vegetariano estão: o Penne da Horta (massa integral com berinjela, couve-flor, cebola roxa e pimenta de cheiro ao molho cremoso de agrião e parmesão); o Tostex de queijo e brócolis servido com salada de folhas orgânicas e tomate cereja, além de petiscos ideais para serem degustados à beira do mar, como os croquetes de feijão fradinho com cenoura, repolho e ervas frescas. Entre as bebidas, destaque para o chá gelado que combina com o clima de Trancoso: é feito de camomila com gengibre, maracujá, maçã, abacaxi, mel e canela, proporcionando efeito calmante.

Um dos maiores orgulhos do UXUA é o seu chocolate feito em casa. O meticuloso processo de fabricação começa com a extração de sementes e secagem por dois dias no sol, terminando com o cacau no forno. O resultado é um chocolate local e 100% artesanal, sem gordura. Essa técnica e muitas outras foram aprendidas com as famílias locais. Em breve, essas receitas estarão no menu regular do hotel, com os créditos das famílias em cada prato.

Projetado pelo designer holandês Wilbert Das, o UXUA Casa Hotel & Spa é um hotel cinco estrelas que apresenta 11 casas totalmente únicas, com 1 a 3 quartos (suítes), que se adequam com perfeição ao centro histórico de Trancoso, uma pequena vila de pescadores localizada no idílico litoral do sul da Bahia. Quatro das casas e a entrada do hotel são moradias de pescadores restauradas com as frentes voltadas para o Quadrado, uma área verde datada do século 16, enquanto as outras sete estão espalhadas por um exuberante jardim particular. Os serviços disponíveis, sempre no estilo caloroso da Bahia, incluem dois restaurantes especializados em culinária baiana tradicional, uma piscina exclusiva revestida de quartzo aventurina, que possui qualidades terapêuticas. Os tratamentos do spa são inspirados nas tradições locais e foram destacados em importantes publicações internacionais, como National Geographic e Vogue USA, que se referem a ele “como o melhor SPA para uma escapada romântica”. O UXUA também foi nomeado o melhor hotel na premiação Smith Hotel Awards, uma votação mundial que avaliou 950 hotéis butique ao redor do mundo, com votos do público e de experts em 12 categorias especiais. O prêmio é organizado pela empresa especializada Mr & Mrs Smith, que faz curadoria, booking e reservas dos melhores hotéis do setor em diversas regiões. Seus consultores são formadores de opinião no tema, e visitam os endereços anonimamente para avaliarem cada aspecto das hospedagens e das experiências. O hotel se tornou rapidamente um dos mais fotografados do mundo, com renomados fotógrafos internacionais usando seus espaços como locações para editoriais, entre eles: Mario Testino (fotografando para a Vogue USA em 2012) e Terry Richardson, que fotografou o famoso calendário Pirelli 2010 no UXUA.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!