Você está em:
Via Emília: novo Restaurante traz Tradição Italiana para São Paulo

Via Emília: novo Restaurante traz Tradição Italiana para São Paulo

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

A rua dos Pinheiros, local que nos últimos tempos vem se consolidando como polo gastronômico da cidade, receberá mais um estabelecimento para ampliar sua diversidade. A Via Emilia, dos sócios Suely Duo e Silvano de Azevedo, será uma casa de cozinha italiana despretensiosa e especializada em piadinas – pão de origem muito antiga da Emilia Romagna, norte da Itália. No comando da cozinha está a jovem chef Lais Duo, que já passou pelas cozinhas do Rataná e 10 Corso Como, ambos em Milão, além de Miya, Hotel Grand Hyatt e Goa em São Paulo.

A estrela da casa aparece em receitas salgadas – escoltada por salada ou chips de tubérculos – e doces. Destacam-se as piadinas preparadas com presunto cru, stracchino (queijo fresco de leite de vaca) e rúcula;  de peito de frango assado e fatiado com lascas de parmesão, crisps de bacon, maionese e alface americana; e também a opção vegetariana, de mussarela de búfala, tomatinhos secos e manjericão. Como sobremesa, as sugestões são os recheios ganache de nutella e doce de leite com maçã caramelizada. Todas podem ser feitas com farinha intergral ou branca.

No horário do almoço, a aposta é o menu executivo com um diferencial também trazido da Itália: o cardápio é composto por primo e secondo piatto – duas opções de pratos principais, separados por carboidrato (massa) e proteína (carnes), além da entrada e da sobremesa. O cliente poderá optar pela degustação do cardápio completo ou então escolher o principal que mais agradar. O preço é R$ 35,00 por pessoa.

Emilia (187 a.C) é uma estrada ao norte da Itália símbolo de viagem para os habitantes locais.  E foi aproveitando essa ideia que os sócios desenvolveram o conceito da marca. Além da chef ter morado em Milão, sua irmã é casada com um italiano. O casal de publicitários, que hoje mora no Brasil, é responsável pela comunicação visual e marketing do restaurante. “Una buona passeggiata”, que em português significa “uma boa caminhada” é a frase escolhida pelos sócios para definir o restaurante, que convida os clientes a embarcar em uma viagem para a Itália.

Com projeto assinado pelo arquiteto Caio Maeda, o local escolhido para abrigar a casa é um sobrado charmoso, com 52 lugares e uma atmosfera rústica e ao mesmo tempo moderna no número 537 da rua dos Pinheiros. Para representar a famosa estrada, decora o ambiente a réplica de uma vespa, tipo de moto muito utilizada pelos italianos para fazer o trajeto.

A chef Lais Duo tem uma relação de infância com a Itália. Neta de italianos o primeiro contato com a gastronomia foi com a nonna nos almoços de família. Durante o tempo que passou na Itália, trabalhou nas cozinhas do Rataná e 10 Corso Como. Foi lá que conheceu a história da piadina. “Recentemente estive na Itália para pesquisar mais o produto. A ideia é trazer aos paulistanos a praticidade da cozinha italiana, de forma leve e saudável”, defende Lais. No Brasil trabalhou no restaurante Miya como sub chef do Flávio Miyamura, até embarcar no projeto da família.

A história relata que inicialmente a piadina, feita a base de farinha, água e gordura, era servida na mesa das famílias rurais com poucos recursos financeiros, substituindo o pão, na época dos Romanos. Ao longo dos anos a receita foi adaptada e recebeu diversos recheios, entre eles presunto cru, squacquerone (espécie de queijo fresco e cremoso) e rúcula, o mais tradicional. Pode ser consumida quente ou fria, com ou sem recheio, sozinha ou acompanhada de qualquer prato. Essa é a proposta do Via Emilia.

Via Emília
Rua dos Pinheiros, 537, Pinheiros
Telefone: (11) 3026-2437
Horário Funcionamento: terça a sábado, das 12h às 23h. Domingo das 12h às 17h
Site  

editado

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!