A obra do maestro Villa-Lobos foi a inspiração para o chef Ivo Faria, do Grande Hotel São Pedro, criar um cardápio especial servido neste sábado no restaurante Engenho das Águas, a partir das 21h. O evento faz parte do 4º Festival Rota dos Sentidos. A riqueza folclórica de suas composições foi fundamental para determinar a escolha dos ingredientes que compõe o menu. As raízes da gastronomia brasileira podem ser provadas em quatro pratos, que serão levados à mesa de forma harmoniosamente orquestrada.
A entrada é composta de uma Darne de peixe sobre moquequinha de abóbora e molho de cupuaçu. A inspiração veio do poema sinfônico “Uirapuru”, que recria os sons da Amazônia e foi produzido pelo maestro depois de inscursões pelo interior do Brasil. Toda a caipirice do Choros nº 5, que leva o subtítulo “Alma Brasileira”, escrito para piano, despertou no chef Ivo Faria a criação do primeiro prato: envelope de galinha caipira à caipora sobre cremoso aipim.

Foto Divulgação

No segundo prato da noite, a Bachiana nº 2 – Tocata, resultado das viagens de trem que Villa-Lobos fazia pelo interior de São Paulo,  inspirou o teclado de costelinha de porco em baixa temperatura à moda sertaneja. Já a sobremesa, chamada de Infinita Doçura, foi criada ao som da Bachiana nº 5 – a Ária, dedicada a violinista Arminda Villa-Lobos, que no final da década de 30 assumiu o romance com o maestro.

SERVIÇO – Jantar Alma Brasileira, sábado (7), às 21h. Restaurante Engenho das Águas. R$ 180. Reservas: (19) 3482-7600.