Quero contar uma coisa muito importante pra vocês amigas. Aconteceu. Foi um pouco difícil no começo. Mas acabei pegando o jeito e deu tudo certo. Há muito tempo vinha querendo isso. Mas eu queria ter um pouco mais de tempo. Afinal, a primeira vez é muito importante e devemos programar com cuidado. Mas quero dizer pra vocês que estou muito feliz. Tudo correu perfeitamente. No fim, saboreamos uma massa recheada deliciosa. Feita por mim do início ao fim. E claro, se eu consegui, você também consegue. E quando tiver coragem de fazer, vai ficar orgulhosa, toda se achando com o resultado, rsrsr…

Vem pra cozinha comigo florr!!
A receita é do chef Jamie Oliver. Se eu não me enganho este é o primeiro livro dele, “Jamie Oliver, o Chef sem Mistérios”. Tem muitas receitas bacanas, algumas que servem de base para muitas outras, como massas e pães. O pão, tenho que confessar, comprei uma máquina e já tentei três vezes, mas meu pão sai duro duro. Sigo testando, quando acertar posto aqui pra vocês.
Ele sugere duas massas, uma mais comum, outra especial. A especial precisa se uma farinha diferente e de semolina, que não consegui encontrar nem a pau aqui na cidade. Então fiz a básica mesmo.
*Receita da massa
(Para 4 pessoas)
-500 g de farinha de trigo
-5 ovos frescos, grandes
-farinha de trigo para polvilhar (lá di semolina, mas polvilhei com farinha mesmo e deu certo)
*Preparando a massa
Coloque a farinha em uma superfície lisa. Eu coloquei no meu balcão da cozinha esterelizado com álcool em gel. Abra um buraquinho no meio e quebre o ovo. Daí em diante, sem frescura. Tire os anéis e literalmente “mão na massa”. Até ficar lisinha. Tem que trabalhar forte por cerca de três minutos até ficar macia. Se você achar que ela está grudando muito coloque mais farinha, mas se achar que está muito seca, acrescente um ovo. Seguindo essa receita só tive que usar um pouquinho mais de farinha. Umas três colheres de sopa. Embrulhe com filme e deixe descansar por uma hora na geladeira.
*Como laminar a massa
“Tire a massa da geladeira e divida em duas bolas. Pegue essa bolinha e comece a abri-la no balcão com a ajuda de um rolo para massa. Mas não esqueça de colocar bastante farinha na bancada pra massa não grudar. Abra com o rolo formando uma tira de uns 8 cm de largura. Para concluir o filamente da massa eu usei uma máquina de massa que ganhei da minha sogra, que, se não me engano, ela ganhou da sogra dela. Super antiga e eficiente. Foi a primeira vez que usei. O segredo é passar na maior largura primeiro e ir diminuindo a largura e ir passando a massa. Não vá querer pegar a massa grossa e passar no filamento mais fino. Fiz isso e não deu certo, rs. No fim, você terá uma massa fininha, lisinha e pronta para rechear.
*Fazendo Ravióli
Achei muito engraçado. No livro, o Jamie Oliver disse que o ravióli, pra ele, e uma “coisinha sexy especial”. Achei bem especial, mas nada sexy, mas vamos lá. Para o recheio você vai precisar de presunto cru. Para eu e meu marido fiz 12 unidades e foi o suficiente.
*Ingredientes recheio (2 pessoas)
12 fatias de presunto cru
12 pedacinhos de tomate seco
12 pedacinhos de queijo brie
um punhado de manjericão fresco
queijo parmesão ralado grosso
molho de tomate (Usei molho de tomate cereja pronto, uma delícia)
Abra uma massa e coloque na bancada. Em seguida abra outra e corte no mesmo tamanho e reserve. Essa outra massa você vai usar pra colocar por cima do recheio para fazer o ravióli. Coloque a fatia de presunto cru em cima da massa, coloque um pedacinho de tomate seco e de queijo brie, acrescente algumas folhinhas de manjericão e feche com o presunto cru. Repita dessa forma até completar as 12 unidades. Mas lembre de deixar um espaço de dois dedos entre um recheio e outro.
Quando terminar de rechear, pincele a massa com água em volta de todo o recheio para a massa que vamos colocar em cima colar. Em seguida coloque a outra massa por cima do recheio e fazendo uma conchinha com as mãos vá fechando a massa em volta do recheio e apertando uma massa na outra para colar. Corte, um pouco longe do recheio e pronto. Pode ir pra panela em água fervente e servir com o molho que preferir. Eu usei molho de tomatinho cereja e salpiquei o queijo parmesão ralado grosso e manjericão.
Espero que gostem e que tenham a sua primeira vez.
A satisfação de comer uma massa inteiramente feita por você mesma é muito  maior.
Beijosss!!