Abadejo Cremoso com Limão Siciliano

Antes de dar essa receita precisamos entender uma coisa. Badejo é uma coisa e abadejo é outra. Badejo é um peixe grande, vem do litoral do Brasil, e eles tem o filé mais alto e a carne mais densa. É difícil achar. São uma delícia. Já os abadejos tem o filé mais baixo, não tem tanto sabor quanto o badejo e podemos comparar a uma tilápia. Chegam por aqui congelado, vindos geralmente da costa argentina.

Dito isso, vamos a nossa receita, que mesmo sendo abadejo, não deixa de ser deliciosa. Você pode escolher também fazer com merluza ou tilápia. A receita é da chef Gabriela Moura que preparou especialmente pra uma edição da Revista Senhora Mesa.

Nessa versão ele ganhou muito frescor com a adição do limão siciliano. Use as raspas da casca do limão pra finalizar o peixe antes de servir. Mas tire as raspinhas pouco antes de servir pra não secar e ficar um pouco amarga. As medidas abaixo pra esse abadejo cremoso são pra uma pessoa. Você pode ir multiplicando conforme o número de pessoas que vai comer.

Segue também lá no Instagram: @senhoramesa

Abadejo Cremoso

 

04-ingredientes-02

Abadejo Cremoso
(1 porção)
Ingredientes
200 g de filé de abadejo
60 ml de creme de leite fresco ou de caixinha
1 colher de sopa de cebola em rodelas
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão vermelho
1 tomate pequeno
1 colher de chá de azeitona preta
1 batata pequena
suco de limão siciliano a gosto
sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto

05-preparo-02Abadejo Cremoso
Tempere o peixe com limão siciliano espremido, sal e pimenta-do-reino e reserve.
Corte a cebola, o pimentão, a batata e o tomate em rodelas finas. Pré cozinhe a batata até que fique al dente. Corte as azeitonas. Aqueça uma frigideira com azeite e coloque o peixe. Depois de cozido no próprio suco e dourado, acrescente o creme de leite, as batatas, o pimentão, o tomate e a cebola. Após ferver o creme de leite desligue o fogo e sirva. Coloque as azeitonas na hora de servir.

LEIA TAMBÉM

CREPE DE QUEIJO BRIE E GELEIA