Esta semana o Senhora Mesa teve o prazer de receber em sua cozinha o jovem aspirante a chef Máinon Covolam, de apenas 22 anos, récem chegado de uma temporada de aprendizado em São Paulo, onde estagiou por um ano no restaurante Arturito, da rigorosa chef argentina Paola Carosella.

Ele preparou especialmente para nós um arroz doce com farofa de pé de moleque. A simplicidade repaginada sutilmente pelo cozinheiro chegou a um resultado que promove sabor todo especial a um dos pratos mais tradicionais das festas juninas. Formado no curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac, em Águas de São Pedro, Máinon tem poucos anos de carreira,

Foto Patrícia Guimarães

mas muita estrada já percorrida.

Hoje vou postar aqui a receita do arroz doce. Estou preparando para breve uma reportagem sobre a trajetória de Máinon e como foram os meses em que passou na cozinha do Arturito. No dia dessa matéria, eu não estava muito bem, meu estômago doía um pouco. Mas, mesmo assim, provei o arroz doce e juro que queria comer muito mais…ficou uma delícia. Além disso, é um prato fácil de fazer, que agrada todo mundo e se você caprichar na apresentação ele pode fazer bonito na sobremesa de um jantar brasileiro.

Espero que gostem.

Um beijo!

* Ingredientes:

– 300 g de arroz branco
– 1 litro de leite integral
– 1 lata de leite condensado
– uma porção de canela (10g)
– uma porção de cravo (10g)

* Mão na massa:

Fazer esse arroz é bem simples. Parece mesmo como fazer um risoto. É importante manter o fogo baixo, mexer com uma colher constantemente e aos poucos ir acrescentando o leite. Primeiro coloque o arroz na panela e em seguida metade do leite. Coloque dois pauzinhos de canela, ou mais se você gostar bastante. Ela vai dar um aroma ao arroz. Depois de cerca de 20 minutos acrescente o leite condensado, mais leite e continue mexendo. O arroz deve cozinhar por mais uns 20 minutos ainda. Acrescente o cravo também e mais um pouco do leite. A consistência dele é de um arroz comum cozido, porém com um caldinho formado pelo leite e leite condensado.
Para completar, pegue cerca de quatro quadradinhos de pé de moleque, desses que a gente encontra no supermercado, triture levemente com um mixer, liquidificador ou processador e antes de servir salpique por cima do arroz doce.
Máinon, eu escondi o segredo, mas não teve jeito, vamos revelar, rsrsr!!!
Essa quantidade serve até 10 porções. Sirva em uma taça e decore com canela. Fica um charme e mostra que você tem um carinho especial com a pessoa que vai servir.