Durante a semana procuro me alimentar de forma balanceada. Há mais de um ano usamos o arroz integral em casa e até a minha filha de quatro anos já se acostumou com esse grão. No início pedia o arroz branquinho, mas hoje não faz mais essa distinção. No entanto, não gosto de cozinhar o arroz integral e deixá-lo com o grano duro, soltinho. Fica seco, difícil de engolir e se você acrescenta um filé de frango grelhado, aí que piora mesmo. Em casa o arroz integral é sempre cremoso, feito na panela de pressão.

Gosto muito de receitas que são feitas em uma só panela, e essa é uma delas. Você vai gostar bastante. Fica semelhante a um risoto, muito saboroso. Nem de longe lembra aquele arroz seco do dia-a-dia de muitas pessoas. Nesta receita vai salsão, que é super saudável e dá um toque refrescante!

Ingredientes

2 xícaras de arroz integral
350 g de lingüiça artesanal
1/2 xícara de salsão
1 colher sopa de azeite
2 dentes de alho amassados
1/2 xícara de cebola bem picada
q.b (quanto baste) de água
q.b sal

Preparo

Em uma panela de pressão coloque o azeite e frite a lingüiça até ficar bem dourada. Até ela cozinhar e fritar, vai levar cerca de 15 minutos. Em seguida acrescente o alho, a cebola e o alho. Deixe dourar e coloque o arroz. Com uma colher de pau, incorpore o fundo da panela ao arroz. Por fim, acrescente água suficiente para cobrir o arroz e ficar dois dedos acima da mistura. Quando você colocar a água na panela, de certa forma está fazendo uma deglaçagem, apesar do termo técnico se referir à deglaçagem com algum tipo de bebida alcóolica. Prove e acerte o sal. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos após pegar pressão. Se abrir e achar que está duro ou seco, coloque mais um pouco de água e deixe cozinhar mais um pouco. Sirva quente.

_MG_6506