Bolo de Chocolate combina com Baden Baden Bock

Esse bolo de chocolate é uma receita que faço há um bom tempo, do livro Petit Larousse do Chocolate. Pra mim ele é perfeito. Simples de fazer, leva poucos (porém bons, não se esqueça) ingredientes, é rápido de preparar e fica macio e úmido por dentro e uma casquinha de brownie por cima. Super delicado e saboroso.

Estamos quase no fim de semana e essa é uma receita muito bacana para levar a cerveja do início ao fim de um menu. Já na sobremesa, abra uma Baden Baden Bock, distribua nas taças bojudas entregues aos amigos e a cada bocada, prove um gole da cerveja. Está aí o encanto da harmonização e aquilo tudo que descobri com a nossa série especial Senhora Mesa e Cervejaria Baden Baden que está em sua penúltima sugestão de receita. Ahhhhh. Mas quem sabe voltamos em breve com mais sugestões. 😉

Já falamos da Baden Baden Bock nessa série especial. Este estilo era produzido em monastérios e servido principalmente em festas religiosas. A Baden Baden Bock combina bem com carne de porco, salsichas alemãs, queijos gouda e gorgonzola e sobremesas com chocolate. Gostei bastante desse rótulo, acho que é uma ótima opção para os bebedores que querem começar a se aventurar em estilos mais encorpados.

Ingredientes

125 g de chocolate amargo (de 55% a 70%, eu usei o 70%)
125 g de manteiga
3 ovos
125 g de açúcar
40 g de farinha de trigo peneirada

Preparo – preaqueça o forno a 180ºC e forre uma assadeira com papel manteiga. Unte quatro aros de torta com manteiga ou então um refratário de crème brûlee ou mesmo um bowl mais baixo e coloque sobre a assadeira forrada. Derreta o chocolate em banho-maria com a manteiga. Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Incorpore a mistura de chocolate e manteiga e, em seguida, a farinha de trigo. Reparta a mistura pelos quatro aros de metal. Deixe esfriar e depois leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos. Mas fique atento, cada forno atinge o resultado em um tempo um pouco diferente. Fique de olho!