Amigas, como estão? É engraçado como todo mundo gosta de comer e outros tantos adoram cozinhar. Fui fazer compra em uma quitanda e a dona, conhecida por Izildinha, me deu essa receita que agora passo para vocês. Eu testei e aprovei, uma delícia bem brasileira. É muito fácil de fazer, e na verdade, é uma adaptação do tradicional Baião de Dois, prato típico do nordeste, que leva carne de sol.
Vamos fazer esse prato com calabresa, ou paio. Precisaremos também de um pacotinho de queijo coalho, arroz e feijão. Pegue a panela em que você vai cozinhar o arroz e frite a calabresa cortada em fatias bem fininhas. Para quatro pessoas usei 3 calabresas, 4 palitinhos de queijo coalho e a medida minha do dia-a-dia para o arroz e feijão. Mas atenção, o feijão não deve ser muito cozido, ele deve estar um pouco durinho.
Depois de fritar a calabresa coloque seus temperos favoritos, eu usei 4 dentes de alho, sal e uma cebola picadinha. Em seguida coloque o arroz e frite um pouco mais. Coloque o feijão, em média uma concha e meia para cada medida de arroz. Finalize cubrindo tudo com água e leve ao fogo baixo até o arroz quase secar.
Fique de olho, assim que o arroz estiver quase pronto, coloque o queijo coalho em palitos dentro do arroz, tampe a panela e deixe o cozimento terminar. Sirva logo em seguida, ele fica uma delícia logo depois de pronto. Suculento. Aproveitem.
Beijoss!