Batata Doce Assada e Recheada

Eu gosto de aplicar vários conceitos de alimentação ao meu dia-a-dia. Um deles eu sou mais fiel, que é o slow food, que resumindo em poucas palavras é você ter consciência daquilo que come sabendo a sua procedência que deve ser sustentável. O conceito é mais abrangente e você pode conhecer melhor aqui no site brasileiro. Eu sou daquelas que compra carne de um lugar específico, vou ao outro lado da cidade pegar mel de um produtor local, encomendo taioba (específico da região onde moro) de outro, queijo de um terceiro produtor e por aí vai…

Sou goiana, lá de Jataí e por ter crescido em fazenda o meu contato com os alimentos é mais íntima, se assim posso dizer. Já perdi as contas de ver degolar uma galinha e tirar suas penas e depois comer uma bela galinhada com pequi, ralar milhares de espigas de milho trazidas do quintal de todos os parentes pra fazer tachos enormes de pamonha no domingo, ou de pegar o pau da canela no tronco da árvore pra fazer chá da tarde pra comer com biscoito frito.

O que eu quero dizer com isso é que hoje em dia muita gente acha que o frango vem da bandejinha do supermercado e é importante termos consciência do alimento que comemos. Faz a cadeia produtiva ser mais justa, mais limpa, mais sustentável. O simples pode ser impressionante de gostoso e é isso que eu tento mostrar com essa receita de batata doce que leva poucos ingredientes. Agora a história do slow food? Ela não tem muita relação com essa receita especificamente, mas deu vontade de comentar….rs!

04-ingredientes-02

2 batatas doces grandes
200 g de abóbora cabotia picada
Queijo branco em cubos
Páprica doce
Filhas de manjericão

05-preparo-02

Embrulhe as batatas no papel alumínio e leve pra assar por uma hora no forno a 180º. Enquanto isso cozinhe a abóbora até ficar macia e bata no liquidificador ou no mixer até virar purê. Refogue com azeite, sal e 1 dente de alho amassado. Pique duas fatias de queijo branco. Quando a batata ficar pronta, abra com a ponta de uma faca pequena um buraco na vertical dela. Retire a batata e recheie com o purê de batata. Cubra com queijo branco e manjericão e salpique a páprica! Sirva com uma carne, como um filé e frango que fica uma delícia!!!