Confeitando o Natal com Biscoitos de Gengibre

Os biscoitos de gengibre são lindos e ideais para decorar a árvore, presentear os amigos e as crianças se divertem

As fornadas de biscoitos saindo do forno e o perfume que se espalhava pela casa é memória de infância da confeiteira Lila Risi, de Piracicaba. Foi com a avó, americana, que ela aprendeu a fazer biscoitos decorados para o Natal, além de outras receitas favoritas da nona, como brownies e cookies.

Formada em arquitetura e urbanismo, Lila trabalhou na área por algum tempo, até descobrir que não dava para a coisa. “Me aventurei em outros ramos até que a vontade de ser mãe falou mais alto, e preferi dar um tempo no trabalho e me dedicar à maternidade”, diz. Foi nessa fase que ela descobriu que era apaixonada pela cozinha e mais ainda pela confeitaria. “Minha nona cozinhava como ninguém e comecei a recriar suas receitas favoritas”.

Mais do que seguir uma receita, fazer os biscoitos de gengibre exige dom para o trabalho manual. Os biscoitos de Ginger Bread levam geralmente mel ou melado, são delicados e podem quebrar na hora da decoração. Por outro lado são muito saborosos, divertidos e tem a cara do Natal.

Esse editorial fotografamos para a edição passada da Revista Senhora Mesa. Foi uma linda produção de biscoitos da confeiteira Lila Risi, com food styling meu, Patrícia Guimarães, na locação Degusta Casa em Piracicaba e foto Senhora Mesa por GW.

Siga nosso Instagram: @senhoramesa.

No Snapchat: senhoramesa.

 

04-ingredientes-02
3 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de manteiga amolecida
2 ovos
3/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de melado de cana
2 colheres de chá de gengibre em pó
1 1/2 colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de noz-moscada
1/2 colher de chá de sal
05-preparo-02

Prea-queça o forno a 180°C. Numa tigela misture a farinha, sal, gengibre, bicarbonato, canela e noz-moscada e reserve. Bata o açúcar e a manteiga na batedeira até misturar bem. Adicione os ovos e o melado, em seguida os demais ingredientes. Cubra e leve à geladeira por 1 hora. Abra a massa com o rolo em uma superfície bem enfarinhada na espessura de 5 mm. Corte nos formatos que desejar, coloque em uma assadeira untada e leve ao forno por 8 minutos ou até dourar. Deixe esfriar na grade por alguns minutos. Decore com glacê colorido e deixe secar por 10 horas. Rende aproximadamente 6 dúzias.

Ingredientes Glacê para Decorar – 3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
4 colheres de sopa de leite
corante alimentício nas cores desejadas

Preparo – peneire o açúcar de confeiteiro e depois adicione o leite aos poucos, até obter a consistência desejada para decorar os biscoitos. Divida em recipientes individuais para acrescentar corantes de cores diferentes, adicionando aos poucos até obter a cor desejada. Coloque em um saco de confeiteiro para decorar ou use um saco tipo ziploc, cortando uma das pontas. Com os biscoitos e glacê prontos, é hora de diversão. As crianças vão adorar decorar e comer os biscoitos!

 

senhora-mesa

Lila Risi e a delicadeza das fornadas de biscoitos de gengibre.

biscoito-de-gengibre

biscoito-senhora-mesa

receita-biscoito-de-natal

ginger-bread-recipe

biscoito-de-natal-senhora-mesa