Boeuf Bourguignon …

Fotos Guillermo White  Texto Patrícia Vieitez (créditos)

A chef Talita Ferreira, do Les Deux Cuisine de Americana (Sp) ensina receita de boeuf bourguignon, estrela da cozinha francesa. A reportagem é da jornalista Patrícia Vieitez e as fotos de Guillermo White especialmente para a Revista Senhora Mesa, que você lê na íntegra clicando aqui.

Dizem que o vinho é a bebida alcoólica que faz bem até ao coração se consumido em equilibrada quantidade todos os dias, graças ao polifenol resveratrol. Ele também é capaz de diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do colesterol bom (HDL). Uma boa taça para mim, por favor, e uma outra bem cheia para despejar na panela, que agora vamos cozinhar com vinho.

A Chef  Talita Ferreira, do Les Deux Cuisine, de Americana (Sp) conta que o vinho dá sabor, cor e inovação a qualquer prato. “Acho que podemos utilizar qualquer vinho, desde que aplicado à receita certa. Opte sempre pelo vinho seco”, lembrando que não é interessante usar um vinho muito amadeirado no preparo de uma carne que tenha sabor suave.

Sendo vinho seco, ele pode ser branco ou tinto, e seu prato terá aquele toque diferente, com final lembrando o terroir do vinho. “Sempre tivemos muitos pratos que levam vinho em seu preparo. O brasileiro está cada dia mais apaixonado pela bebida, e começou a usá-la mais para cozinhar”, lembrou a Chef.

Segundo ela, o preparo de carnes, como o Boeuf Bourguignon, prato típico francês, eternizado por Julia Child, só fica com o sabor verdadeiro quando usa-se o vinho em seu cozimento. Frutos do mar, como marisco preparado com vinho branco, ganha um sabor impecável. “O vinho dá um sabor diferente a qualquer prato, seja na carne ou no peixe. Ajuda na maciez no caso de pratos mais secos e sem falar no aroma a mais, que completa a produção”.

Outro prato típico em que o vinho é usado, é o risoto. Mas há algum segredo para acertar? “Usar o vinho no momento certo, sempre deixando evaporar o álcool. Desta forma o sabor do vinho escolhido será ressaltado”, ensinou. Para sabores picantes, use vinhos mais encorpados e amadeirados, como um Malbec, por exemplo. Já para receitas frescas, como frutos do mar, vinhos da uva Sauvignon Blanc funcionam super bem. Mas fique atento, o álcool do vinho só evapora 100% em cozimentos acima de três horas. É bom ficar atento caso algum convidado tenha restrição.

Palavra de quem entende. Talita é especialista em comida francesa. “A cozinha francesa sempre foi o coração da gastronomia. Depois de uma estadia na França por seis meses me apaixonei ainda mais pela história da comida desse país e decidi me dedicar”, contou ela, lembrando que a falta de pressa e delicadeza no preparo francês a conquistou. “O fato de utilizar a manteiga como forma de “aveludar” o molho e o método de cocção dá ainda mais sabor à comida”, atestou.

Boeuf Bourguignon (foto lá em cima)

Chef Talita Ferreira – Les Deux Cuisine

Ingredientes Boeuf Bourguignon: 300 g de filet mignon em cubos, 100 g de bacon em cubos grandes, 50 g de cenoura em cubos, 20 g de cebola, 500 ml de vinho tinto seco, 500 ml de caldo de carne. Purê: 180 g de batata cozida e amassada, 30 g de manteiga, q.b noz-moscada, q.b de sal.

Preparo: Faça uma marinada com a carne, cenoura, cebolas e vinho. Adicione sal e pimenta e deixe descansar de um dia para o outro. Numa frigideira frite bem o bacon e coloque a carne bem escorrida da marinada. Depois de bem frita, acrescente as cebolas, cenoura e o vinho da marinada. Complete com caldo de carne. Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada por cerca de uma hora, ou até que a carne esteja bem macia. Para acompanhar, prepare o purê, misturando todos os ingredientes em uma caçarola em fogo baixo, mexendo vigorosamente para ficar bem homogêneo e leve.

Chef talita ensina a cozinhar com vinho. Foto Guillermo White. Todos os direitos reservados para Revista Senhora Mesa.

Chef talita ensina a cozinhar com vinho. Foto Guillermo White. Todos os direitos reservados para Revista Senhora Mesa.