Fiz hoje de noite esse bolo de cenoura com a receita do livro da minha avó, por sinal, muito antigo, todo amarelado, que preciso até transcrever para não perder as receitas. Ele é muito gostoso. Embaixo dou a receita e algumas dicas.

*Bolo de Cenoura da Vóvo Marina
– 3 xícaras de cenoura picada
– 1 xícara de óleo
– 4 ovos
– 3 xícaras de açúcar
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 1 pitada de sal
– 1 colher de sobremesa de pó royal

Bata todos os ingrediente no liquidificador, exceto a farinha de trigo. Depois acrescente a farinha de trigo em uma vasilha, batendo com um batedor (daqueles de fazer clara de ovo ou uma colher de pau). Por fim, acrescente o pó royal.
Uma dica infalível para todo tipo de bolo: pra ele ficar felpudo, separe as claras das gemas dos ovos. Siga a receita normalmente com as gemas dos ovos. Bata as claras em neve e acrescente a massa quase no final do preparo, antes do pó royal. Mecha levemente com uma colher, sem muita força.

– Cobertura
Para a cobertura eu prefiro o tradicional brigadeiro, só que em um ponto mais ralo.

– 1 caixinha de leite condensado
– 2 colheres de tody
– 1 colher de sobremesa de margarina ou manteiga
– 3 colheres de sopa de leite
(Usei todos os ingredientes light e o leite Zero da Itambé)

Coloque primeiro a manteiga para derreter e em seguida acrescente só a metade do leite condensado, misture junto o tody e o leite. Mecha sempre, se parar vai formar bolinhas. Mecha por uns 5 minutos em fogo alto. O ponto dele é médio, mas se preferir pode ser um pouco mais ralo.

Mais doisminutinhos a cobertura ficou pronta…

O bolo…

A capa do livro…

A receita…
Doce exige uma técnica aguçada, medidas exatas. É a MATEMÁTICA da gastronomia. Como sou de humanas me aventuro mais na parte de salgados….rsrsrs…mas ficou gostoso o bolo, mas não como o da minha avó.