Eu tenho que confessar um delito gravíssimo, porém muito saboroso deste meu final de semana. Fiz esse bolo ontem, sexta-feira e até hoje, sábado, 20h34, comi quase o bolo inteiro sozinha! Gente, esse foi o bolo de chocolate mais gostoso que eu já fiz. Ele surgiu de uma receita básica de brownie, mas que eu não queria o interior meio cru. Coloquei mais farinha de trigo e consegui que ele ficasse fofo, mas que mantesse a casquinha do brownie por cima.

Na geladeira, estava um saquinho de chumbinho de Natal que ganhei de presente e resolvi colocar em cima. Ficou lindo e ainda mais gostoso. Uma dica especial que aprendi outro dia cozinhando com o Arian, do Blog Guia do Lugarzinho. De presente de amigo secreto de um grupo de food blogers que eu participo ele me deu um dia na cozinha da Julie Bakery Café, em Campinas. Amei! Bom, falei demais e a dica é a seguinte: unte a forma com manteiga e chocolate. Parece bobo, mas nunca tinha feito isso e o efeito é que por fora também fica marronzinho.

Eu também usei chocolate amargo 70%. Não gosto de sobremesas muito doces.

Vamos lá. Não deixem de fazer essa receita e me contem depois o que acharam. As fotos eu fiz usando a luz de uma manhã linda!

Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Bolo de Chocolate com Casquinha de Brownie 

Ingredientes
5 ovos
150 g de acúcar
150 g de manteiga sem sal
400 g de chocolate amargo picado (se quiser pode trocar por ao leite)
160 g de farinha de trigo peneirada
1 colher de chocolate em pó

Preparo
Unte uma forma. Eu usei uma de pão, normal. Acho legal variar o formato. Use um tamanho pequeno para médio de forma. Passe manteiga e em seguida adicione chocolate em pó (não é achocolatado). Aqueça o forno a 180°. Separe as gemas da clara e bata as claras em neve e reserve na geladeira. Derreta em banho-maria o chocolate picado com a manteiga e o açúcar. Em um bowl coloque as gemas e um pouco do chocolate derretido misturado com o açúcar e a manteiga. Bata com a ajuda de um fuet ou colher de pau. Acrescente o restante e misture bem. Coloque aos poucos a farinha de trigo e mexa bem. No fim, coloque as claras em neve, com movimentos de cima para baixo, ajudando a entrar ar na massa. Por cima salpique o chumbinho da Kopenhagen, ou pode ser qualquer outro chocolate que preferir.
Repare que não temos leite nem fermento nesta receita. E no fim, a massa por fora fica bicolor, pois embaixo onde tinha o chocolate untado fica um pouco mais escuro. Lindo.

Não deixe de escrever pra gente! Qual receita gostaria de ver aqui?

Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

_MG_6189

Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.