Bolo de Mandioca Sem Glúten

Bolo de Mandioca sem glúten porque não é todo dia que a gente come bolo de cenoura com calda de chocolate ou aquele de churros que a gente ama. Tudo na vida pra ser legal precisa ter equilíbrio. Nem de mais, nem de menos, no ponto, como toda boa receita! Por isso tem dias, principalmente durante a semana, que eu escolho alimentos mais saudáveis, trocas inteligentes e substituições que não deixem o sabor ir embora.

Esse bolo de mandioca sem glúten foi uma dessas surpresas gostosas. A mandioca é um patrimônio gastronômico do Brasil e além dela, seus sub-produtos são muito usados na nossa culinária, como tapioca, mil tipos de farinha, entre outros. E olha que engraçado, junto com o Brasil, a Nigéria e a Tailândia figuram na lista dos países que possuem maior produção.

Pra essa receita você vai precisar de ingredientes que são fáceis de encontrar com excessão do óleo de coco, mas que já está tão difundido que em casas de produtos naturais nos mercadões das cidades você já encontra.

Já conhece o nosso instagram? Siga @senhoramesa para inspirações em tempo real. Já em nosso instagram @receitadebolo você encontra todas as nossas receitas de bolo rapidinho. Também estamos no SNAPCHAT como senhoramesa. 🙂

Bolo de Mandioca Sem Glúten
04-ingredientes-02

2 xícaras de mandioca crua ralada
2 colheres de sopa de óleo de coco
4 ovos
1 colher de sopa de essência de baunilha (ou 1/2 de extrato de baunilha)
100 g de farinha de coco (ou coco ralado sem açúcar)
2 xícaras de açúcar mascavo
1/2 colher de sopa de fermento em pó

 05-preparo-02

Rale a mandioca e com a ajuda de um pano de prato seque ele muito bem. Pra facilitar, coloque ela dentro do pano de prato e esprema pra sair o suco. Aqueça o forno a 180º e unte uma forma de cerca de 20 cm (pode ser quadrada, redonda, com furo no meio) com o óleo de coco. Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açúcar até ficar um pouco mais branca essa mistura. Acrescente a baunilha e misture bem. Bata as claras em neve. Misture a mandioca ralada na massa, o coco, fermento e por último as claras em neve, fazendo movimentos de cima para baixo, sem fazer força ou dar velocidade. Asse por cerca de 40 minutos, mas esse tempo vai variar de acordo com o seu forno, então fique de olho. Esse bolo de mandioca sem glúten fica mais fofinho e por isso quebra com facilidade. Fica uma delícia.

Bolo de Mandioca sem Glúten. Uma receita fácil de ser preparada e ideal para comer durante a semana.

Bolo de Mandioca sem Glúten. Uma receita fácil de ser preparada e ideal para comer durante a semana.

 

LEIA TAMBÉM

BOLO DE FUBÁ CREMOSO COM LAVANDA
BOLO DE CHOCOLATE DE LIQUIDIFICADOR COM BRIGADEIRO
BOLO DE CHOCOLATE COM DOCE DE LEITE