E estamos na semana do Natal! Uma data tão especial para nós cristãos. Celebramos a vida, a renovação, o amor. E quanto amor eu tenho por essa celebração onde todos os sentimentos estão a flor da pele. É uma boa oportunidade pra pararmos pra pensar em como somos como pessoas. Eu faço isso todo dia, toda hora. Até me atrapalha um pouco. Parece que vivo sob num eterno divã de consciência comigo mesma. Mas se não discutimos nossas atitudes conosco mesmo, como vamos ser melhores? Evoluir? Não podemos esperar que alguem nos diga o que fazer, não é mesmo?

Veja mais em nosso Instagram: @senhoramesa.

E nessa época vem o encontro com os amigos, a família, as confraternizações com os colegas de trabalho. Uma delícia, em todos os sentidos, até porque envolve muita comida. Essa receita de bolo de natal é tão especial, quanto simples. O bolo quando está assando enche a casa de perfume, é uma delícia. É um bolo de Natal com especiarias e frutas cristalizadas. A cara do Natal. E se depois do Natal você quiser fazer esse bolo, retire as frutas cristalizadas e asse ele da mesma forma e com as mesmas medidas. Vai ficar delicioso. Mais perfeito ainda é chamar aquela amiga pra papear e tomar um café com um belo pedaço desse bolo de Natal.

04-ingredientes-02
Bolo de Natal com Frutas Cristalizadas
1 xícara de melado (175g)
1/3 de xícara de açúcar mascavo (75g)
200 g de manteiga cortada em cubos
1 xícara de leite (250ml)
1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 colheres de chá de canela em pó
1 2/3 de xícara de farinha de trigo (300g)
2 ovos ligeiramente batidos
1 colher de chá de gengibre em pó (opcional)

05-preparo-02

Antes de tudo unte a fora e preaqueça o forno a 180º. Coloque a manteiga a manteiga, o açúcar, o melado e o leite em uma panela grande, de preferência alta (isso é muito importante pois o bicarbonato vai fazer a mistura subir) e leve ao fogo médio, mexendo até derreter a manteiga e dissolver o açúcar. Espere ferver, retire do fogo e junte o bicarbonato. Coloque os ovos ligeiramente batidos. Reserve. Na tigela da batedeira peneire a farinha, a canela e o gengibre. Misture. Coloque a mistura de ovos aos poucos a farinha e vá misturando. Coloque na forma e asse por cerca de 1 hora.

natal-bolo

Bolo de Natal com Frutas Cristalizadas. Foto Senhora Mesa por Patrícia Guimarães.

Bolo de Natal com Frutas Cristalizadas. Foto Senhora Mesa por Patrícia Guimarães.