Que calorias que nada. O importante é aquele sabor supremo, que em contato com a boca, libera uma das melhores sensações do mundo! Um prazer íntimo que provoca um profundo bem estar. Assim é o sabor desse bolo macio, com casquinha deliciosa, massa leve e um creme de pistache em perfeita sintonia. Depois vai pra academia e fica tudo certo! A receita é de um livro que eu comprei a pouco tempo maravilhoso dedicado exclusivamente ao chocolate. O livro da editora Laousse se chama Petit Larousse do Chocolate, com amparo da Le Cordon Bleu (Academie D´Art Culinaire De Paris).

Serve até 4 pessoas
Preparação em 20 minutos
Cozimento de 12 minutos

*INGREDIENTES BOLO
– 125 g de chocolate amargo (com 50% a 70% de cacau)
– 125 g de manteiga
– 3 ovos
– 125 g de açúcar
– 40 g de farinha de trigo peneirada

*CREME DE PISTACHE
– 20 g de pistache picado
– 250 ml de leite
– 3 gemas
– 60 g de açúcar
– 2 gotas de essência de baunilha

PREPARE O CREME DE PISTACHE: torre o pistache, mexendo de vez em quando par anão queimar, e depois triture-o no liquidificador (eu usei um processador). Leve o leite a fogo brando até começar a ferver. Bata as gemas e o açúcar até que a mistura fique esbranquiçada e cremosa. ACRESCENTE um terço do leite fervido e misture bem. Despeje tudo em uma panela e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre com uma espátula de madeira até que a mistura engrosse e cubra o dorso da espátula (não entendi essa parte. Apenas deixei engrossar bem). CUIDADO para não deixar ferver. Retire do fogo e passe por uma peneira cônica (uma de metal em forma de funil), em seguida junte a essência de baunilha e o pistache triturado. Deixe esfriar e leve para gelar até o momento de servir.

PREPARE O BOLO: preaqueça oforno a 180 graus. Forre uma assadeira com papel manteiga. (Eu usei pequenos bowls que podem ir ao forno). Derreta o chocolate em banho-maria com a manteiga. Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura cremosa. INCORPORE a mistura de chocolate e manteiga e, em seguida, a farinha de trigo. Reparta a mistura pelas formas. Deixe esfriar e depois leve ao forno para assar ´por 12 minutos.

Para servir retire do bowl acomode em um prato de sobremesa e coloque em volta o creme de pistache.

DELÍCIA!!!!