Essa receita é um mistério pra mim. Eu fiz a partir de uma receita de brownie. Eu buscava preparar uma receita que não tivesse a textura de bolo molhado do brownie e nem um bolo com maior desenvolvimento de glúten, mais sequinho. Eu queria um ponto no meio desse caminho e aí fiz alguns testes.

Você pode se assustar com o tempo que esse bolo pudim demora pra ficar pronto. São pelo menos 1h de forno em banho-maria a 200°. É para quem tiver um pouco mais de tempo e paciência para esperar. Eu troquei o chocolate amargo por branco, coloquei grandes framboesas na massa. O resultado ficou delicado.

Aconselho usar a forma de pão. Acho que ela comprime mais a massa. Mas não cheguei a testar se a forma faz a diferença no resultado final.

Bolo Pudim de Chocolate Branco com Framboesa
Patrícia Guimarães

5 ovos
150 g açúcar
100 g manteiga sem sal
400 g chocolate branco picado
140 g farinha de trigo peneirada

Preparo

Unte uma forma para pão. Aqueça o forno a 200°. Separe as gemas da clara e bata as claras em neve e reserve na geladeira. Derreta em banho-maria o chocolate picado com a manteiga e o açúcar. Em um bowl coloque as gemas e um pouco do chocolate derretido misturado com o açúcar e a manteiga. Bata com a ajuda de um fuet ou colher de pau. Acrescente o restante e misture bem. Coloque aos poucos a farinha de trigo e mexa bem. No fim, coloque as claras em neve, com movimentos de cima para baixo, ajudando a entrar ar na massa. Por cima coloque as framboesas e mexa para ela entrar um pouco na massa.

Foto Patrícia Guimarães. Todos os direitos reservados.

Foto Patrícia Guimarães. Todos os direitos reservados.