Hoje a Semana Especial de Bolos continua com a receita de um bolo delicado e surpreendente.
Pensem em um bolo gostoso, suculento e equilibrado. Assim pode ser definido este Bolo Tiramisú. O aroma delicado do café passeia  pelo paladar, mas não chega a deixar rastro forte. É simples de ser feito, mas exige ingredientes, como o queijo mascarpone, que me deu um certo trabalho para encontrar. Mas não deixe de tentar fazer este bolo, vale muito a pena e você vai surpreender quem provar.
A receita é do livro Bolos de Aniversário, de Fiona Cairns. Este é uma das receitas mais simples do livro. A arte dela em fazer bolos é incrível.

Foto Patrícia Guimarães

 *Ingredientes

MASSA

– 225 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
(retire da geladeira pelo menos 1 hora antes de começar)
–  225 g de farinha de trigo com fermento (não se assuste,
quase todos os supermercado tem essa farinha)
– 1 colher de chá de fermento em pó
– 225 gramas de açúcar (usei o refinado)
– 4 ovos ligeiramente batidos (assim como a manteiga,
deixe eles em temperatura ambiente)
– 2 colheres de café bem forte frio

RECHEIO

– 250 g de queijo mascarpone
– 100 ml de creme de leite fresco levemente batido (a receita
original pede 200 ml, mas não é isso tudo senão o recheio
não fica firme)
– 50 g de açúcar mascavo claro (usei o demerara)
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 3 colheres de café bem forte frio
–  3 colheres de licor ou rum (usei rum)
– 2 colheres de cacau em pó
– 30 g de raspas de chocolate meio amargo ou amargo

*Mão na Massa

Antes de tudo, acenda o forno a 180 graus. Unte com manteiga duas formas redondas de 20 cm e forre com papel manteiga. Risque o fundo da forma no papel e recorte o círculo. Usei uma batedeira comum para fazer a massa. Para facilitar, deixe à mão todos os ingredientes. Assim, fica menos difícil errar e tudo vai sendo acrescentado no tempo certo.
Peneire a farinha de trigo e o fermento em uma tigela, acrescente a manteiga  e aos poucos vá juntando o açúcar, os ovos e o café. Misture até ficar homogêneo. Divida a massa entre as duas formas. Nessa hora você pode estranhar, mas realmente a receita não leva leite. Acredite, dá certo. Vá em frente.
Asse por cerca de 25 minutos e teste com um palito. Assim que ele sair limpo, o bolo está assado. Tire do forno e deixe esfriar. Não retire do forno antes de esfriar, pois o choque térmico pode fazer o bolo murchar. Desenforme e corte cuidadosamente os bolos ao meio, assim ficarão quatro camadas.

RECHEIO – Em uma vasilha coloque o queijo mascarpone e vá colocando o creme de leite aos poucos, bem devagar, misturando tudo. Acrescente o açúcar e a essência de baunilha. Deixe na geladeira até a hora de montar o bolos. Eu fiz a massa e o recheio um dia antes e só montei no dia em que ele foi servido.
MONTAGEM – Borrife a mistura de café e rum sobre cada parte do bolo. Coloque uma camada do bolo sobre um prato de servir e espalhe recheio por cima e em seguida polvilhe cacau. Faça assim até a última camada, que deverá ter também a cobertura de mascarpone. Espalhe as raspas de chocolate por cima.
O que eu achei mais legal desse bolo é a despretensão da forma como ele é apresentado. Algo meio, fiz com pressa, sem tempo. Mas que no fim surpreende.